FEI apresenta Plataforma de Inovação em Fórum de reitores das IES Jesuítas do Brasil

28/06/2018

Na pauta do encontro, ações e desafios das IES Jesuítas, implantação e acompanhamento das novas diretrizes do ensino da Engenharia

Na última semana, nos dias 18 e 19 de junho, o Centro Universitário FEI - representados pelo presidente da Instituição, Pe. Thodoro Peters e pelo reitor, Prof. Fabio do Prado - esteve presente no FORIES – Fórum de Reitores das Instituições de Educação Superior Confiadas à Companhia de Jesus no Brasil, que aconteceu no Campus da Unisinos, em Porto Alegre.

Entre os temas discutidos durante o Fórum, estava o compartilhamento de ações realizadas pelas instituições, a revisitação dos termos e objetos do Convênio de Cooperação Técnico-Científico entre as IES Jesuítas, celebrado em 17 de novembro de 2014, que visa a cooperação em atividades de ensino e pesquisa em temas de interesse comum, como a formação de pessoal em nível de gradação e pós-graduação (mestrado, doutorado e estágios de pós-doutorado); intercâmbio acadêmico de docentes e discentes; colaboração mútua em edições e publicações; realização de eventos, cursos e atividades comunitárias e outras iniciativas de interesse comum.

Além desses, futuras ações em cooperação foram planejadas, buscando além de fomentar o desenvolvimento de temas de interesse comum das IES, destacar o protagonismo das instituições jesuítas na discussão de temas estratégicos para o Brasil e para o mundo.

Para o reitor do Centro Universitário FEI, Prof. Dr. Fábio do Prado - que apresentou como iniciativas da Instituição os avanços na consolidação do projeto Plataforma de Inovação FEI: cultura de inovação, agenda de futuro – megatendências, e projeto pedagógico inovador fundamentado na formação por competências - é cada dia mais importante o compartilhamento das iniciativas exitosas nesses encontros, principalmente por serem instituições renomadas; e acrescentou: “Nós temos uma presença Jesuíta e, portanto, é importante que essas instituições estejam alinhadas fortalecendo a presença dos jesuítas no Brasil. Nós vivemos num mundo extremamente conectado, em rede, portanto o FORIES é uma maneira de estarmos muito próximos para fortalecer todos esses aspectos”.

Já para o presidente da FEI, Pe. Theodoro Peters S.J., o FORIES, que nasceu de uma iniciativa de reitores de quatro instituições jesuítas, e que posteriormente ganhou a filiação de outras instituições, “é um espaço para a troca de ideias sobre a realidade, os avanços e a possibilidade de uma maior cooperação”.

O encontro contou com a participação dos reitores das seguintes instituições: Centro Universitário FEI (SP); Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE (MG); Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (RJ); Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP (PE) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (RS).

Fonte: Comunicação Unisinos