Notícias Fei

Engenharia do Futuro: Reportagem publicada no Estadão coloca a FEI em destaque como fonte

Engenharia do Futuro: Reportagem publicada no Estadão coloca a FEI em destaque como fonte


  08/08/2022

Matéria abordou as diversas aplicações da engenharia, bem como análises do Reitor da FEI sobre as atuações dos futuros profissionais

Embora o Ministério da Educação reconheça mais de 40 graduações em engenharia, cada uma com suas especificidades, a tendência é de uma formação multidisciplinar. É o que destaca a reportagem publicada recentemente no jornal O Estado de S. Paulo, que trouxe a FEI como fonte de informação na área.

Na ocasião, a equipe de reportagem entrevistou o Reitor da FEI, Prof. Dr. Gustavo Donato, que contribuiu com suas análises sobre o tema. "Um engenheiro mecânico responsável pelo projeto de sistemas de mobilidade como veículos, aeronaves e até cadeiras de rodas não pode atuar sem competências e domínio de tecnologias de Engenharia Elétrica, Automação e Controle, Programação, Ciência da Computação e visão computacional (autônomos)", exemplifica. Para ele, a Engenharia está no centro quando "pensamos em soluções para o agronegócio e a segurança alimentar, saúde e bem-estar, energias limpas, água e saneamento, mobilidade segura e autônoma, manufatura digital, química verde, novos materiais ou biotecnologia". "Tudo passa por desenvolvimentos de Engenharia, devidamente articulados com outras áreas”.

A reportagem também trouxe destaque para o curso de Engenharia de Robôs da FEI, lançada em 2019, um curso inédito de graduação no Brasil, que combina competências de computação, Inteligência Artificial, Engenharias Elétrica, de Automação e Controle, Mecânica, de Materiais, entre outras. 

Além da entrevista com o Reitor da FEI, a equipe de reportagem também entrevistou o aluno Guilherme Marostica, do curso de Automação e Controle da FEI e que também é capitão da equipe RoboFEI. Para a matéria, o FEIano contou um pouco sobre a experiência com o projeto, bem como as atividades desenvolvidas pelo grupo. "Desenvolvemos um robô para auxiliar pessoas com baixa mobilidade. Dentro da liga são avaliadas diversas tarefas domésticas, como retirar o lixo da cozinha, tirar compras, encontrar coisas pela casa. Somos pentacampeões e nos tornamos uma referência mundial, pois há seis anos estamos entre as dez melhores equipes do mundo", destacou.

Confira também outras reportagens com a participação da FEI na Mídia acessando a coluna em nosso site.