Popular entre os veículos pesados das gerações mais antigas, o motor a diesel está voltando a ganhar espaço no mercado. É que o mostra a reportagem publicada na última semana pelo jornal O Estado de S. Paulo. Veiculada no jornal impresso e também no online, a reportagem de destaque no caderno “Mobilidade” contou com a participação especial do professor Marco Barreto, do curso de Engenharia Mecânica da FEI, como fonte para a entrevista.
Mais robusto que os demais, o motor diesel necessita de alguns cuidados especiais. Hoje, ele está voltando a marcar presença no mercado, como é o caso dos veículos esportivos como o Jeep Renegade e picapes, como a Fiat Toro, por exemplo. Seu sistema, no entanto, exige uma manutenção diferente. “A combustão do motor a gasolina acontece por meio de uma faísca da vela de ignição, ao passo que, no diesel, a injeção é direta e a queima se faz a partir do calor liberado quando o ar é altamente comprimido na câmara de combustão”, explicou o professor da FEI.
Além de explicar o funcionamento, o professor Marco Barreto também chamou a atenção sobre a emissão dos gases poluentes. “Se a gente comparar com os veículos mais antigos, nós conseguimos ter essa visibilidade com o ar saindo pelo escapamento do veículo – aquela fumaça preta. Mas hoje, utilizando sistemas de tratamento de exaustão, é possível reduzir muito o nível de emissão de poluentes dos veículos. Mas o diesel ainda acaba sendo mais poluente e complexo do que gasolina e etanol”, explicou.
Ainda na entrevista, o especialista também complementou sobre a diferença entre o diesel e o biodiesel. “O diesel, esse produto do petróleo tem ainda uma adição de óleos que formam o biodiesel, que é vendido nos postos. O biodiesel é menos poluente porque tem uma quantidade reduzida de enxofre – que é, inclusive, um dos causadores da chuva ácida. Então, quando você opta pelo biodiesel, você está contribuindo para o meio ambiente”.
Confira também o vídeo da entrevista com o professor para o Estadão com dicas para prolongar a vida útil do motor a diesel: