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Segurança de aviões: professor da FEI fala sobre resistência das aeronaves

Segurança de aviões: professor da FEI fala sobre resistência das aeronaves


  29/03/2022

Rodrigo Magnabosco, do curso de Engenharia de Materiais, falou sobre principais materiais que são utilizados no mercado

No último dia 21, ocorreu um acidente aéreo na região da China e apesar de raras, ocasiões assim sempre levantam dúvidas sobre de que forma o ser humano pode tornar os aviões mais seguros e, consequentemente, preservar a vida dos passageiros a bordo. O assunto se tornou pauta para o portal Uol Tilt, que entrevistou o professor Rodrigo Magnabosco, do curso de Engenharia de Materiais, para falar sobre os materiais que contribuem para a resistência das aeronaves.

Em entrevista, o especialista explica. “Os materiais mais usados na construção de estrutura e fuselagem de aeronaves comerciais, como o Boeing 737, são perfis e chapas de diferentes ligas de alumínio, por vezes chamadas de 'alumínio aeronáutico”, disse o professor.

O docente acrescenta que, em alguns casos, também se usam materiais compósitos, sendo que os de matriz polimérica (como epóxi e PEEK ou PPS, nos projetos mais modernos) são reforçados com fibras de carbono, o que contribui para essa resistência.

Segundo o veículo, adotar materiais mais "duros", como o aço, poderiam comprometer a capacidade de voo. Portanto, a maneira que são construídos, atualmente, atendem as principais exigências para a construção de uma aeronave segura: uma estrutura rígida e resistente que permite o transporte permanecer no ar, suportando os esforços necessários para que o voo seja realizado.

Outra dica de leitura

Não deixe de conferir também a participação do Reitor da FEI, Gustavo Donato, no Fórum Nacional de Interação Universidade-Empresa. Na ocasião, o docente atuou como moderador do debate sobre a importância que as universidades e as instituições de pesquisa têm dentro dos ecossistemas de inovação.