Notícias Fei

Em entrevista no jornal Estado de S. Paulo, professor da FEI fala sobre cuidados necessários com baterias automotivas

Em entrevista no jornal Estado de S. Paulo, professor da FEI fala sobre cuidados necessários com baterias automotivas


  11/01/2022

Marco Barreto, do curso de Engenharia Mecânica da FEI, destacou sete dicas para evitar desgaste do equipamento

A bateria do carro tem uma função primordial para qualquer veículo: gerar toda a energia necessária para o funcionamento automotivo. Porém, como todo equipamento, seu uso sem os devidos cuidados pode ocasionar desgaste. Em entrevista para o jornal O Estado de S. Paulo, professor Marco Barreto, do curso de Engenharia Mecânica da FEI, foi consultado como fonte para trazer informações sobre como evitar a deterioração e prolongar a vida útil da bateria.

“Instalar muitos acessórios no carro, como alarmes, puxam ainda mais a corrente elétrica da bateria e isso tende a reduzir seu tempo de duração”, declarou o especialista. Ainda durante a entrevista, o professor da FEI também explicou que “com as baterias modernas, os automóveis podem ficar dois meses parados sem problemas”.

Pensando em trazer mais orientações aos motoristas, o professor Marco Barreto separou sete dicas valiosas para evitar a deterioração das baterias. Confira a seguir.

 

 1. Evite gastar a bateria do seu carro

A partida do motor de um veículo costuma exigir muito da bateria. Portanto, antes de fazer o carro funcionar, é recomendado não ligar faróis, ar-condicionado e central multimídia.

 

  2. Não deixe nada ligado ao sair

Caso o seu veículo não execute o desligamento dos sistemas de forma automática, lembre-se de desligar manualmente. “Deixar faróis ou equipamento de som ligados ajuda a descarregar a bateria, impedindo a posterior saída do veículo”, afirmou o professor da FEI.

 

  3. Mantenha seus terminais protegidos

Atualmente, boa parte das baterias são instaladas nos carros com a proteção dos terminais negativos e positivos. Isso acontece para impedir que ocorra fuga de carga, faíscas e curto-circuito ao entrar em contato com objetos condutores.

Caso seu veículo não tenha essa proteção dos terminais, é possível adquiri-la separadamente. “Mantenha os terminais limpos para evitar a oxidação, que pode ser evitada com uma mistura de água e bicarbonato de sódio”, ensinou Marco Barreto.

 

 4. Não deixe o motor desligado

Caso você não utilize o carro durante algum tempo, ligue o veículo por alguns minutos pelo menos uma vez na semana. Assim, o alternador será acionado e auxiliará no recarregamento da bateria.

 

 5. Cuidado com o alternador

O alternador é uma peça primordial do carro, pois sem ela não é possível dar partida no veículo. Portanto, verifique sempre o estado da peça e faça sua manutenção regularmente para que a bateria não seja danificada.

 

 6. Atenção com o sistema de ignição

O especialista da FEI ressaltou, ainda, que o motorista também deve ter cuidado com outros itens do veículo. “Velas gastas e motor desregulado comprometem a partida do motor e demandam mais energia da bateria, provocando o desgaste prematuro”, ressaltou.

 

  7. Evite a descarga total

Ainda durante a entrevista, o professor da FEI também trouxe alerta para perda total da carga de bateria. Caso isso ocorra, a capacidade de retenção será prejudicada. Neste caso, será necessário um auxiliar de partida externo, vendido em lojas de autopeças. Além disso, é possível realizar a conexão com a bateria de outro carro, um procedimento popularmente conhecido como “Chupeta”.

 

Para conferir a entrevista completa do professor Marco Barreto, do curso de Engenharia Mecânica da FEI ao jornal O Estado de S. Paulo, clique no vídeo abaixo: 

Confira outras dicas de leitura no site da FEI

O aumento no valor médio do preço do combustível, tem provocado mudanças no comportamento dos motoristas brasileiros, que cada vez mais procuram formas de economizar. Porém, é necessário tomar cuidado, pois na busca de valores mais acessíveis, alguns motoristas têm abastecido com combustíveis adulterados, prejudicando o funcionamento do seu veículo.

Para saber como se prevenir deste tipo de situação, confira a notícia publicada no site da FEI sobre “Como prevenir adulterações e preservar o desempenho do seu veículo”.