Estágios e empregos: em entrevista na Folha de S. Paulo, professora da FEI destaca dicas para estudantes

17/12/2021

Além da professora Talita Rosolen, reportagem especial também contou com participação de uma das alunas do curso de Administração da FEI

Durante o curso de graduação, muitos universitários têm uma preocupação em comum: conseguir uma vaga para estágio ou a efetivação para o emprego tão desejado. Em entrevista para o jornal Folha de S. Paulo, a professora Talita Rosolen, do curso de Administração da FEI, destacou que o aproveitamento dos conhecimentos e da vida acadêmica pode ser melhor se o estudante optar por procurar o estágio a partir do final do segundo ano do curso. “De cara, o importante é se adequar ao ambiente acadêmico, procurar se engajar em atividades universitárias, como empresas júnior, entidades estudantis e grupos de pesquisa”, afirmou.

A professora da FEI também conta que a pressão para que os estudantes estejam empregados ao final do curso é muito comum no período. “De fato, é mais fácil para eles conseguirem um emprego onde estagiaram durante a faculdade. Eles não querem ficar num limbo, então vão procurando onde tem mais chances de serem efetivados”.

A mesma reportagem contou também com a participação da aluna de administração da FEI, Amanda Batistuci. Em entrevista, Amanda contou que nos primeiros meses do último ano de graduação, decidiu largar o estágio em que estava havia oito meses, por estar insatisfeita. “Meus amigos me chamaram de louca, mas eu tinha certeza de que não queria continuar o que estava fazendo”, explicou para a Folha de S. Paulo. Ela contou, ainda, que a procura por uma nova oportunidade durou três meses. Por fim, optou por atrasar em um semestre o fim do curso. “As empresas não querem alguém que já está quase concluindo. Deixei uma matéria para o semestre que vem, para ter a chance de ser efetivada”, concluiu.

Já a professora Talita Rosolen destacou, também, que é preciso ter em mente que tudo se trata de um aprendizado, até mesmo os fracassos. “Provavelmente não vai ser na primeira entrevista que o aluno vai passar. Mas ele aprende como é, fica menos nervoso na próxima”, explicou.

Líderes Inovadores

Ainda falando sobre oportunidades no mercado de trabalho, aproveite para conferir também a participação da professora Patrícia Matsuda em uma reportagem especial que também foi veiculada na Folha de S. Paulo. Em entrevista, a professora do curso de Administração da FEI, destacou as principais competências esperadas de líderes inovadores nas empresas. Saiba mais acessando o FEI na Mídia no site. .