Um dia de conhecimento e interatividade

28/05/2018

Mais de 4 mil estudantes do ensino médio e fundamental vivenciaram na prática o dia a dia de uma universidade durante a 10ª edição do FEI Portas Abertas

Nem mesmo a chuva no início da manhã e o tempo frio impediram que os mais de 5 mil visitantes, a maioria estudantes do ensino médio e fundamental, marcassem presença na 10ª edição do FEI Portas Abertas, evento que o Centro Universitário FEI realiza desde 2009 e que a cada edição recebe números expressivos de estudantes que, ao visitarem o campus encontram um universo de tecnologia e inovação.

Na edição deste ano, realizada no dia 19 de maio, cerca de 5.200 visitantes - grande parte estudantes de 107 escolas da grande São Paulo, região e Baixada Santista - além de pais, professores e outros visitantes, participaram de 100 atividades interativas que buscavam despertar nos estudantes o encanto pela ciência, tecnologia, inovação e gestão.

Sempre atenta as tendências de futuro na área da tecnologia e inovação, o evento colocou os visitantes em contato com diversas atividades ligadas, por exemplo, a realidade virtual, como o Immersive FEI, projeto que proporciona experiências com mundos virtuais, tais como ambientes de cirurgia médica, anatomia humana, jogos, entre outros. O FEI Escape, onde grupos de até seis pessoas precisam explorar um ambiente de realidade virtual e observar enigmas em forma de objetos 3D para encontrar a saída da sela, e a robô HERA de assistência domésticas e que ajuda as pessoas nas suas casas, foram outros destaques que mostram a visão da FEI em relação as transformações tecnologias que o mundo passa hoje e no futuro.

Além da imersão em projetos ligados a inteligencia artificial, os visitantes também viram, por exemplo, como é feita a extração de petróleo de uma rocha, como opera um robô manipulador industrial, igual aos usados na maioria das indústrias automotivas, além de conhecerem o premiado Laboratório de Manufatura Digital, um dos mais modernos do Brasil para estudo e pesquisa na área de Indústria 4.0 e Internet das Coisas.

Empolgado com o que vivenciou no evento, Rafael Alves Cabral, aluno do 3º ano do Colégio São Luis, encontrou na FEI o que tem buscado em uma universidade: uma Instituição que tem como um dos seus principais diferenciais o incentivo à pesquisa e com infraestrutura moderna de laboratórios. “Nós sempre temos a ideia que no Brasil não existe polos de pesquisa, somente em outros países, e, quando vemos um campus como esse da FEI, com laboratórios e equipamentos de ponta, focados em pesquisa e desenvolvimento, isso nos incentiva mais a optar por cursos relacionados a tecnologia, como é o meu caso, que pretendo cursar Automação e Controle. Vivenciar o aprendizado na prática é algo que transforma totalmente o seu modo de pensar sobre o que é aprender de verdade”, destacou Rafael, que está no último ano do ensino médio.

Um aprendizado na prática, e não apenas teórico, onde o aluno possa vivenciar na universidade desafios e práticas que ele encontrará no ambiente profissional é um dos principais diferenciais da FEI. Essa é a opinião do professor de exatas do Colégio da Polícia Militar de Guarulhos, Fábio Henrique Colonhese, que tem participado de várias edições do FEI Portas Abertas, e que acredita que o evento é de extrema importância, principalmente para estudantes do ensino médio. “O FEI Portas Abertas traz para esses jovens toda uma dinâmica necessária para que eles possam definir o que cursar na graduação, o que é uma faculdade de ponta, a importância da pesquisa; estimula o jovem a descobrir o que ele tem de habilidade, afinidade, e com isso ajudá-lo a ter foco e precisão do que e onde cursar uma graduação, principalmente nesse momento da vida deles. A FEI realmente é uma Instituição completa e diferenciada”, ressalta o professo.

Clique aqui e confira o álbum de fotos do evento: https://bit.ly/2siA1YR

Vestibular FEI – 2º semestre 2018

Até às 18h de 6 de junho, as inscrições estão abertas para o vestibular do meio do ano do Centro Universitário FEI. Os candidatos poderão inscrever-se para os cursos de Administração, Ciência da Computação e oito Engenharias: Automação e Controle, Civil, Elétrica, Materiais, Mecânica, Produção, Química e Têxtil. A FEI conta com dois campi, um em São Bernardo do Campo (SP), com todos os cursos, e outro na capital paulista, dedicado ao curso de Administração. A prova será aplicada em 16 de junho, com divulgação do gabarito no mesmo dia. Para outras informações, acesse www.fei.edu.br