Prêmio por excelência

15/05/2018

Pesquisa desenvolvida na pós-graduação da Administração da FEI, conquista pelo segundo ano, o primeiro lugar do Prêmio ICE

A excelência do curso de Pós-graduação da Administração da FEI foi destaque mais uma vez na conquista - pelo segundo ano - do Prêmio ICE Finanças Sociais e Negócios de Impacto, uma iniciativa do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) que busca incentivar e reconhecer trabalhos acadêmicos sobre finanças sociais e negócios de impacto de todo o Brasil.

A tese de Doutorado em Administração do Prof. Seimor Walchhütter (docente do campus São Paulo da FEI), elaborada entre os anos de 2013 e 2017, que teve como tema central os "negócios sociais" que são organizações privadas, com fins lucrativos, e que geram impactos sociais e ambientais positivos, conquistou o primeiro lugar do prêmio.

De forma inédita, a tese demonstrou que um negócio social é uma organização híbrida, sendo essa uma característica distintiva de outras organizações privadas. Ou seja, os negócios sociais são caracterizados por possuírem, de forma permanente e dinâmica, tensões entre os objetivos econômico-financeiros, sociais e ambientais. No caso dessas organizações "perderem" esse tipo de tensão, ela se tornará um negócio tradicional ou mesmo uma ONG.

O professor do Departamento de Administração da FEI - campus São Paulo, Edson Sadao - orientador da tese - destacou que o trabalho desenvolvido tem o diferencial teórico, sendo o primeiro no mundo a buscar uma clareza sobre o que é ou não um negócio social a partir do referencial teórico do hibridismo organizacional, além de outro diferencial para quem atua profissionalmente nesse campo, que é um modelo teórico que contribui para separar os diferentes tipos de organização que eram chamados genericamente de negócios sociais. “Deixamos claro na tese que os negócios voltados à base da pirâmide são empresas de nicho e não um negócio social. Separar o "joio do trigo" colabora nos investimentos realizados, nas prioridades estabelecidas pelos atores que atuam com esse tipo de organização, entre outros benefícios práticos”, explicou.

Sadao destaca também que, com a conquista do prêmio, pelo segundo ano, a FEI se posiciona como uma Instituição de ponta e referência na temática dos negócios sociais no Brasil. “O grupo de pesquisa fica em evidência e tende a atrair talentos que queiram se dedicar a esse campo de investigação. Acredito que a repercussão desse prêmio será muito positiva”, celebra o Professor.

O prêmio deste ano, referente à tese de doutorado, é o primeiro que o Instituto de Cidadania Empresarial - ICE ofereceu. Ou seja, a pesquisa da FEI ficará registrada na história como a primeira, no nível de doutorado, a atingir o máximo grau de excelência acadêmica em âmbito nacional.

A avaliação das pesquisas foi feita por um comitê com 3 docentes/pesquisadores e 3 profissionais da área dos negócios sociais. Concorriam com a FEI trabalhos de instituições renomadas, tais como a FEA-USP, FGV, PUC-MG, Insper, entre outras.

Cada um dos pesquisadores da FEI - orientador e orientando - vai receber uma quantia em dinheiro que será aplicado em pesquisa e desenvolvimento. “Vamos tentar fazer bom uso desse recurso, de tal forma a fortalecer as nossas pesquisas e, principalmente, projetar a FEI nos cursos de graduação e pós-graduação do País”, ressaltou Sadao.