Notícias Fei

Professor Baltus Bonse, do Depto. de Eng. de Materiais da FEI, ganha destaque em reportagem especial no portal UOL

Professor Baltus Bonse, do Depto. de Eng. de Materiais da FEI, ganha destaque em reportagem especial no portal UOL


  16/06/2021

Especialista esclarece dúvidas mais frequentes sobre uso de airbag como equipamento de segurança veicular

Existem muitas tecnologias e componentes químicos envolvidos no sistema de segurança veicular e muitas delas estão inclusas em um equipamento já bastante conhecido: o airbag. Em sua definição, o airbag é entendido como ‘bolsa de ar’, mas é um material de segurança que vai muito além disso.

Consultado como fonte para uma reportagem no portal UOL, o professor Baltus Bonse, do Departamento de Engenharia de Materiais da FEI, foi fonte para esclarecer as dúvidas mais frequentes dos leitores, incluindo curiosidades sobre como e quando o material surgiu e quanto tempo um airbag pode levar para encher em um cenário de colisão veicular, por exemplo. "O motorista leva, em média, 50 milisegundos para bater no volante. Junto ao cinto de segurança, o sistema de airbag é projetado para amortecer o impacto dos passageiros quando acontece uma colisão. E algo crucial em uma colisão frontal é o tempo", explicou o professor.

Falando sobre o surgimento do material, o professor da FEI também explicou que as primeiras patentes surgiram nos Estados Unidos, na década de 50. Na época, eram usados sistemas baseados em ar comprimido, mas que não conseguiam inflar as bolsas de forma eficaz. "As dificuldades tecnológicas fizeram com que se levasse cerca de 30 anos entre a primeira patente e as disponibilidades dos airbags. Foi só nos anos 80 e 90 que os primeiros carros nos EUA já tiveram airbags”, contou.

E sobre os materiais disponíveis na atualidade, conforme o título publicado, a reportagem também esclarece que o airbag não tem prazo de validade e pode “variar de modelo para modelo e da orientação de cada manual do proprietário”.

Para conferir a reportagem completa publicada no UOL, basta clicar aqui.