Notícias Fei

Playstation 5: Entenda a engenharia por trás do novo console

Playstation 5: Entenda a engenharia por trás do novo console


  19/11/2020

Professor Rudolf Bühler, do Dept. de Engenharia Elétrica da FEI, explica qual papel desempenhado por estes profissionais no universo dos games

Em sua nova geração, o Playstation 5 cumpre com todas as promessas esperadas. Lançado nesta quinta-feira (19), o novo vídeo game traz resolução em 4K e taxas de frames por segundo muito mais elevadas. A troca dos antigos HDD por SSDs também garante um carregamento muito mais rápido dos jogos, diferente do que acontecia nas versões anteriores. Mas as tecnologias e inovações presentes no novo console não nasceram da noite para o dia. O que pouca gente sabe é que, para usufruirmos destes novos sistemas à nossa disposição, muitos engenheiros estiveram envolvidos neste trabalho.

É o que explica o professor Rudolf Bühler, do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI. De acordo com o especialista, o novo console pode ser considerado como um ‘super computador’, com componentes já conhecidos, mas amplamente melhorados e refinados. É o caso, por exemplo, da CPU (Unidade de Processamento Central), GPU (Unidade de Processamento Gráfico), também conhecida como placa de vídeo, além da memória RAM e a evolução de todo o hardware. “O papel do engenheiro está justamente na evolução destes equipamentos e tecnologias. Assim como a graduação em engenharia elétrica, ciência da computação, engenharia de materiais e produção, por exemplo, o profissional que tiver interesse em atuar neste universo dos games, também pode optar por uma especialização com mestrado e doutorado em microeletrônica, que nós também disponibilizamos aqui na FEI”, explica.

O professor ainda ressalta que, mesmo na graduação, o aluno já pode começar a desenvolver sua especialização na área por meio de pesquisas em Iniciação Científica. “A priori, estes novos processadores e todos os demais componentes que estamos vendo com os novos vídeo games, não nasceram hoje. Eles são frutos de anos de pesquisas desenvolvidas dentro do meio acadêmico, como as que fazemos com os nossos alunos aqui na FEI”.

Como exemplo, o especialista destaca pesquisas que desenvolveu durante o mestrado, no ano de 2008, sob orientação do professor Renato Giacomini, atual coordenador do curso de Engenharia Elétrica da FEI. Na época, Rudolf trabalhou no estudo sobre transitores FinFET, uma tecnologia desenvolvida para aumentar a velocidade e eficiência de processadores. Mas somente a partir de 2012 é que o professor notou o início da adoção em larga escala da tecnologia pelos grandes players do mercado.

“Só agora, nos últimos anos, que as empresas especializadas em computação começaram a utilizar esta tecnologia. Mas veja, é uma tecnologia que nós já estávamos estudando pela FEI em 2008 e que já tinha resultados. Essa é mais uma prova de que tudo o que desfrutamos com relação à inovação e avanço tecnológico, demandou muitas pesquisas e trabalho árduo de engenheiros no passado. Com toda essa movimentação, o novo Playstation 5 também traz novas expectativas aos grandes players do mercado, com mais um aquecimento para que as próximas gerações continuem investindo em melhorias no desempenho, para termos equipamentos cada vez mais rápidos e mais eficientes”, finaliza o professor.

           

Foto: Reprodução/Playstation.Blog