Notícias Fei

Professor e astrofísico da FEI participa de entrevista especial ao portal R7.com

Professor e astrofísico da FEI participa de entrevista especial ao portal R7.com


  17/11/2020

Especialista Cássio Barbosa fala sobre fenômeno da chuva de meteoros Leônidas, programado para ocorrer nesta madrugada

Uma chuva de meteoros Leônidas (ou Leonídeas, como também são conhecidos), terá seu pico marcado para a madrugada desta terça (17) para quarta-feira (18) e poderá ser visto dos Hemisférios Norte e Sul da Terra. Convidado para participar de entrevista ao portal R7.com, o professor Cássio Barbosa, astrofísico da FEI, explica que “conforme a noite vai avançando, a constelação [no caso, Leão] vai subindo e se distanciando do horizonte, que tem mais sujeira e atrapalha a visão. O horário ideal, portanto, será por volta das 3h, 3h30 da manhã”, disse. "A partir desse horário, será possível ainda observar resquícios de outro fenômeno astronômico, a chuva de meteoros Taurídeas, visível na direção noroeste", explicou ao portal.

Na entrevista, o professor da FEI também destaca que, neste ano, a chuva de meteoros deve ser relativamente fraca, com quedas de 10 a 15 meteoros por hora. Em 2001, ano em que também ocorreu o fenômeno, foi possível visualizar uma quantidade muito maior. Os Leônidas são raros meteoros que resultam em diversas estrelas cadentes pelo céu. O evento ocorre a cada poucas décadas e produz uma chuva de meteoros que podem ser vistos com passagens por hora.  

Quer saber mais sobre este fenômeno? Clique aqui e confira a entrevista completa do astrofísico da FEI para o portal R7.com