Tese de Doutorado em Administração da FEI rende prêmio nacional

15/09/2020

Ex-Doutoranda do Centro Universitário FEI foi eleita Profissional de Inovação Destaque do Setor 2020 pela ABTCP (Associação Brasileira de Técnicas de Celulose e Papel)

Em 1º de setembro, a ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel) premiou a doutora Patricia Lima Nogueira Giacchetti como Profissional de Inovação Destaque do Setor 2020. O prêmio concedido foi decorrente da pesquisa realizada para a tese de doutorado que Patrícia defendeu no Centro Universitário FEI, em novembro de 2019.

Intitulada “Inovação ambiental tecnológica de processo para mitigar impactos ambientais significativos: Um estudo de casos múltiplos na indústria de celulose”, a tese foi desenvolvida a partir de uma pesquisa com empresas do setor de produção de polpa celulósica, que, além de estar listado dentre os potencialmente poluentes, é o setor que mais tem crescido no Brasil.

“O objetivo geral do trabalho foi analisar como a inovação ambiental tecnológica de processo contribuiu para mitigar os impactos ambientais de alta significância das indústrias do setor de celulose”, explica a doutora. “Os resultados mostram que as inovações ambientais nas plantas industriais melhoram o desempenho ambiental e, consequentemente, reduzem o impacto ambiental gerado”, diz.

Entre as inovações que podem reduzir os indicadores de PP (Potencial de Poluição) e GU (Grau de Utilização de recursos naturais), estão tecnologias aplicadas nas áreas de tratamento de efluentes, emissões gasosas, controle de ruído, consumo de energia e de água. Além disso, foram estudadas técnicas BAT (best available techniques), que são as melhores práticas na indústria de celulose e papel

A tese foi eleita a melhor dentre as apresentadas no segundo semestre de 2019 nos Programas de Pós Graduação em Administração do Centro Universitário FEI. Após acompanhar toda a produção de sua defesa, o responsável pelo comitê de meio ambiente da ABTCP, Nei Lima, indicou Patricia ao prêmio de Profissional de Inovação.

“Após a finalização do Doutorado, ser reconhecida profissionalmente pelo setor pesquisado é uma sensação indescritível!”, comemora Patricia.

Para a professora Maria Tereza Saraiva de Souza, que orientou a tese, a premiação comprova a excelência do Curso de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA/FEI/SP) na formação dos alunos, particularmente em projetos de pesquisas relacionadas à Inovação Ambiental. “Todos os nossos cursos de graduação e pós-graduação se preocupam em formar profissionais que contribuam não somente com o setor em que vão atuar, mas com questões ambientais locais e globais que irão manter a sustentabilidade do planeta para as gerações futuras”, explica.