Notícias Fei

Você sabia? Coisas curiosas da astronomia

Você sabia? Coisas curiosas da astronomia


  11/09/2020

Conceitos de astronomia estão espalhados no nosso cotidiano e as pessoas nem se dão conta, quer ver? Segue aqui!

Você sabia que no espaço ninguém vai ouvir você gritar? Essa é uma frase famosa de um clássico da ficção científica, Alien o 8º passageiro (1979), que não está errada. O som é uma onda mecânica, precisa de um meio material para se propagar (alô Física 2?) e o espaço entre as estrelas é composto de um vigoroso vácuo. Nenhum som pode ser ouvido no espaço.

Figura 1: Poster do filme Alien, o 8º passageiro (1979). Crédito: Reprodução

Figura 1: Poster do filme Alien, o 8º passageiro (1979). Crédito: Reprodução

Os dias da semana, em várias línguas, são derivados dos planetas da astronomia clássica, a mais antiga de todas. Nessa época, todos os astros que se “moviam” em relação ao pano de fundo das estrelas distantes eram considerados planetas, inclusive o Sol e a Lua. Somando-se aos dois, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno compunham as “Sete Luminárias”, objetos sagrados que ganharam cada qual um dia da semana para homenagens. Inglês, francês, alemão, italiano e espanhol são algumas das línguas que conservam essa tradição até hoje.

 
Divindade
Português Moderno
Inglês
Francês
Alemão
Italiano
Espanhol
Sol Domingo Sunday Dimanche Sonntag Domenica Domingo
Lua Segunda-Feira Monday Lundi Montag Lunedi Lunes
Marte Terça-Feira Tuesday Mardi Dienstag Martedi Martes
Mercúrio Quarta-Feira Wednesday Mercredi Mittwoch Mercoledi Miércoles
Júpiter Quinta-Feira Thursday Jeudi Donnerstag Giovedi Jueves
Vênus Sexta-Feira Friday Vendredi Freitag Venerdi Viernes
Saturno Sábado Saturday Samedi Samstag Sabato Sábado

 

Em alemão, quarta-feira é uma exceção notória, pois Mittwoch significa ‘meio da semana’. Em inglês, quinta-feira é devotada ao deus Thor, fruto da influência das invasões vikings. Tanto o alemão, quanto o inglês sofreram também a influência das chamadas ‘invasões bárbaras’, agregando a deusa da fertilidade Freya (cuja correspondente latina é Vênus) para sexta-feira.

A língua portuguesa arcaica também seguia essa sequência celeste, todavia isso foi mudado no ano 563 d.C. pelo bispo de Braga. Na iminência da semana santa daquele ano, o bispo, que se tornaria São Martinho de Dume, proclamou que a semana mais importante dos católicos não poderia render homenagens a deuses pagãos. Dessa maneira, determinou a troca para a ordem numérica dos dias da semana (começando no domingo), seguido de feriæ latim para ‘dia livre’ (para orações).