Projeto desenvolvido pela FEI ajudará micro e pequenos empreendedores

17/08/2020

Metodologia criada no Departamento de Administração da Instituição permite mapear potencialidades e limitações econômicas nas subprefeituras de São Paulo.

O Mapa do Potencial Empreendedor da Cidade de São Paulo, método que partiu do trabalho de pesquisa de Administração do Centro Universitário FEI, deve ser posto em prática em um futuro próximo. Com foco em ajudar os micro e pequenos empreendedores, a ideia do projeto é colocar em evidência os negócios locais e suas características, algo que contribuirá para sabermos quais negócios são necessários em determinados territórios, assim como os que se apresentam em excesso.

Dessa forma, ficará nítido os setores mais promissores, ou seja, o potencial empreendedor a ser estimulado por investidores, governos e outros atores. Em complemento, é esperado que os micro e pequenos empreendedores possam consumir entre si algo relevante para manter a riqueza no local, gerando um ciclo social e econômico virtuoso com mais emprego e renda no contexto local.

O mapeamento, realizado por Subprefeituras, facilitará a obtenção de dados para investimento e abertura de novos comércios na capital paulista. Inédito no país, método é liderado pelo professor Edson Sadao, do departamento de Administração da FEI, e foi apresentado a pesquisadores de todas as partes do Brasil, no XI Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, o EGEPE, realizado em junho.

“A ideia do Mapa, que tivemos a partir de pesquisas na FEI, é a de ajudar os novos empreendedores que são os que tendem a sofrer mais com as crises e, ao mesmo tempo, são atores relevantes na geração de emprego e renda. Nos últimos anos, vimos muitos comércios que abriram e fecharam pouco tempo depois, por não se adequarem ao que a região necessitava. Com o Mapa, a tendência é que esses casos ocorram com cada vez menos frequência, na medida em que se reconhece não apenas as limitações locais, mas o potencial dos micro e pequenos empreendedores”, conclui Sadao.

O método resultou em um Projeto de Lei da vereadora Janaina Lima, que foi aprovado pela Comissão de Justiça e pela Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica. O Projeto está agora em fase final de aprovação na Câmara Municipal de São Paulo.

O prof. Sadao observa que “trata-se um resultado de pesquisa aplicada, fruto dos esforços no Programa de Pós-Graduação em Administração da FEI, e que gera um impacto social e econômico relevante, sobretudo porque tal conhecimento pode ser replicado em outras cidades no Brasil”.