Alunos da FEI desenvolvem aplicativo para auxiliar pais de crianças com Síndrome de Down

09/04/2018

Além deste, outro app propõe o acompanhamento do desenvolvimento dos filhos, desde o nascimento até seus primeiros anos de vida

Alunos do curso de Administração do Centro Universitário FEI desenvolveram projetos que visam melhorar e contribuir para a saúde infantil. Dois projetos irão auxiliar pais na hora de educar e cuidar dos pequenos. O app ABC Down foi desenvolvido para informar e orientar os pais na hora de estimular os filhos com Síndrome de Down. O projeto tem como objetivo oferecer informações e suporte, desde endereços com clínicas especializadas e ONGs que atendem essas crianças, além de promover interações e troca de experiências entre os pais.

Já o app Querido Filho propõe um espaço para acompanhamento do desenvolvimento dos filhos, desde o nascimento até os primeiros anos de vida. O aplicativo funciona como um guia, com esclarecimento de dúvidas, cuidados com o bebê, notícias do mundo da pediatria, entre outras funções. Atualmente, os aplicativos estão em fase de testes e podem ser baixados através de QR Code. Confira mais informações sobre os projetos!

ABC Down: O aplicativo tem como objetivo informar e orientar os pais de como estimularem seus filhos com Síndrome de Down diariamente no ambiente de seus lares. Com maior foco em atender pais que não possuem conhecimento suficiente para lidar com suas crianças, o ABC Down trabalha de modo em que o usuário consiga entender o que é a deficiência e estímulos para que as crianças consigam bom desenvolvimento e vivam da melhor maneira possível. Além disso, o aplicativo trabalha com pontos de localização de ONGs em várias regiões do Brasil para que fique mais fácil encontrar ajudas especializadas, caso necessário, encontrando também indicações de médicos que seus filhos poderão precisar de acordo com suas necessidades.

O aplicativo traz uma variedade de funções que auxiliará na chegada do bebê, contendo caderneta de vacinação, agenda para organização de médicos e medicamentos, dicas de alimentação e esporte que podem ser praticados ajudando no seu desenvolvimento corporal, tendo em vista que eles apresentam problemas musculares, apresenta dicas e histórias de sucesso mostrando que são capazes de se realizar e conquistarem o seu espaço. Serão abertos espaços para que os pais possam interagir e trocar informações como o espaço de dúvidas, e depoimentos a serem mandados pelos próprios usuários, para que se possam encorajar outros indivíduos que passam pela mesma situação.

Querido Filho: O aplicativo propõe ser um guia completo da criança, desde o nascimento até os primeiros anos de vida. Através de uma pesquisa realizada nas mídias sociais, foram coletadas as dúvidas mais frequentes de pais relacionadas aos cuidados básicos com o bebê, e através disso foram criadas funções no app que suprem essas necessidades. O aplicativo oferece informações amplas para ajudar na tomada de decisão dos pais, como: orientação de cuidados, notícias do mundo da pediatria, artigos e vídeos sobre a saúde da criança.  Além disso, Querido Filho oferece aos pais os espaços Tira-Dúvidas e Mural. Este último é um espaço livre onde todos os pais podem compartilhar e trocar experiências.