Fórmula E: Em entrevista para o IG, professor da FEI falou sobre tecnologias e oportunidades para estudantes

28/03/2023

Na reportagem, professor Fábio Delatore, do curso de Engenharia Elétrica da FEI destacou inovações aplicadas nos novos modelos de veículos disponíveis no setor

Não é novidade que o mercado automotivo está passando por uma transição nos últimos anos. Uma das grandes tendências do momento são os carros elétricos, que também já são realidade em muitos países. O tema virou notícia no portal IG, que noticiou a realização do Fórmula E no último dia 25 de março, em São Paulo, trazendo destaque para as tecnologias aplicadas na categoria.

“Muitas tecnologias presentes no carro de 3ª geração da Fórmula E já estão presentes em veículos elétricos disponíveis no mercado. Esses veículos trazem uma grande capacidade de regeneração de energia, transformando o calor das frenagens em energia cinética para a bateria. Assim, o carro elétrico se torna mais eficiente e sua autonomia acaba sendo maior", afirmou o professor do curso de Engenharia Elétrica da FEI, Fabio Delatore, que também é coordenador do projeto Fórmula FEI, na categoria de carros elétricos, e membro da comissão técnica do ePrix Brasil da Fórmula E.

Outro destaque da reportagem publicada pelo portal IG foi sobre a empresa ABB, que hoje é uma das parceiras globais da Fórmula E. Não por acaso, a ABB também é uma das empresas parceiras da FEI, tendo inaugurado o 1º eletroposto localizado dentro de uma instituição de ensino no Estado de São Paulo. Como mostra a reportagem publicada em 2019 no portal da FEI.

Pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos

Historicamente, a FEI já acumula uma série de projetos, pesquisas e investimentos na área de mobilidade elétrica e inovações para o setor automobilístico. Em 2020, em uma parceria realizada também com a Volkswagen, o veículo Golf GTE, de sistema híbrido, elétrico e plugin foi cedido pela montadora à FEI para apoio nas aulas práticas e pesquisas de graduação e pós-graduação nas engenharias.

Dentre outros investimentos também voltados à mobilidade elétrica, destaca-se um dos laboratórios desenvolvidos pelo Departamento de Engenharia Elétrica, voltado especificamente para estudos sobre eletrônica veicular e sistemas de tração elétrica. Como proposta, as aulas neste laboratório apresentam a eletrônica de maneira didática, para que os alunos compreendam a funcionalidade e importância não só de sistemas de tração, mas de toda a eletrônica embarcada.

O laboratório contempla, ainda, computadores para desenvolvimento de estudos de protocolos de rede automotiva, softwares de gerenciamento e calibração, e kits didáticos com peças de veículos desenvolvidas exclusivamente para contribuir com as aulas.

Fórmula FEI Elétrico

Outra grande iniciativa que coloca os alunos da FEI em contato direto com este mercado é o projeto institucional Fórmula FEI Elétrico, que conecta os futuros profissionais com a mesma tecnologia empregada na indústria.

Os alunos que integram o projeto são desafiados a desenvolverem um sistema de propulsão elétrica (motor elétrico, inversor de frequência e baterias) além de soluções inovadoras e criativas em outros subsistemas do veículo tais como freios, suspensão, direção, chassis e transmissão. O projeto participa de competições como o Fórmula SAE Brasil, onde passam por provas estáticas e dinâmicas, avaliando a performance de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que inclui projeto, custo, e uma apresentação de marketing.

Entre os seus históricos de premiações mais recentes, em 2022 a equipe FEIana participou da 18ª Competição Fórmula SAE Brasil TotalEnergies, organizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em São Paulo. Nas classificações, concorrendo contra outras 63 equipes, o Fórmula FEI Elétrico foi bicampeão, repetindo o feito conquistado em 2015.