Alunos de Engenharia Química da FEI representarão o Brasil em competição Internacional

27/03/2020

A equipe da FEI se destacou em competição nacional ao desenvolver um carro que se movimenta a partir de fontes de energias química

O AIChE Student Chapter da FEI, Capítulo estudantil vinculado ao AIChE (American Institute of Chemical Engineers), formado, em sua maioria, por alunos de Engenharia Química do Centro Universitário FEI, se sagrou recentemente o primeiro campeão brasileiro da Chem-E Car Competition® durante a Brazil Student Regional Conference (BSRC), realizado em Salvador, ao desenvolver um carro que se movimenta por meio de energia química limpa. A inovação apresentada no evento, inédito até então no Brasil, classificou o capítulo da FEI para a etapa mundial da competição, que ocorrerá na Califórnia, EUA, com data ainda a ser confirmada.

A modalidade Chem-e-Car consiste na construção de um carro que se movimente a partir de fontes de energias químicas, que deve carregar um peso específico durante uma certa distância e parar. Além desta modealidade, o AIChE FEI também obteve grande destaque nas outras modalidades disputadas: primeiro e terceiro lugar na Poster Competition (apresentação de trabalhos e pesquisas realizados dentro das instituições de ensino), segundo lugar no Poster Session (apresentação dos carros para a competição) e o terceiro lugar na Jeopardy Competition (modalidade de perguntas e respostas semelhante ao ‘Show do Milhão’).

Para o presidente do Capítulo e aluno de Engenharia Química da FEI, João Vitor Ferreira, “Trazer essa experiência para o Brasil, traz luz ao curso de Engenharia Química e qualidade dos nossos engenheiros, em especial os da FEI.”, afirma.

Mesmo em período de quarentena, os alunos não têm deixado de se preparar para o desfaio. João Vitor explica que tudo que dá para ser feito de casa eles estão fazendo. “Estamos realizando algumas adaptações necessárias ao Saboinha em desenhos; escrevendo alguns relatórios, praticando o inglês, e estamos planejando os próximos trabalhos, o AIChE deseja não só que os alunos cuidem de competições, mas também realizem trabalhos sociais”, destacou o capitão da equipe.

O que é o AIChE?

O AIChE – American Institute of Chemical Engeneers – é uma instituição centenária sem fins lucrativos, criada para estabelecer a profissão de engenharia química. É a maior organização de engenheiros químicos do mundo, presente em mais de 110 países e, somando ao todo, mais de 60.000 membros.

Através do Capítulo AIChE, as faculdades tornam-se membras ativas, realizando atividades e projetos de cunho estudantil, social e profissional de alcance regional ou, até mesmo, internacional, com o objetivo de proporcionar oportunidades de formação complementar aos alunos. Criado em 2019, o capítulo do AIChE da FEI que conta atualmente com 26 estudantes do curso de Engenharia Química, 1 de Engenharia Mecânica e 1 da Ciência da Computação, mesmo com apenas um semestre de existência, já possui boa repercussão na AIChE Global.

Clique aqui e confira o ámbum de fotos da competição