Alunos de Engenharia Elétrica desenvolvem jogo para pessoas com deficiências intelectuais

20/12/2019

Projeto foi doado para a APAE de São Bernardo do Campo e poderá ser utilizado por todas as pessoas atendidas pela unidade

Formandos em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI desenvolveram como trabalho de conclusão de curso, o projeto UALA, que consiste em um jogo de evolução contínua para pessoas com dificuldades ou deficiências intelectuais estimularem a memória e a associação de imagens.

Sem restrição de faixa etária ou capacidade intelectual, o jogo possui apenas quatro botões que devem ser pressionados de acordo com as imagens que aparecem na tela. Com a dificuldade sendo aumentada gradativamente por níveis ilimitados, o jogador pode salvar seu progresso e continuar de onde parou toda vez que voltar a jogar. Como o UALA não possui reforço negativo em caso de falhas, o jogador continua estimulado a se desenvolver.

“Para garantir a melhor experiência possível para quem utilizar o UALA, utilizamos também sons e cores suaves, além de arredondarmos as bordas do jogo e forrar a superfície com E.V.A. (espuma vinílica acetinada)”, explica Moacyr Yuti, um dos alunos responsáveis pelo projeto.

Após ser premiado como melhor projeto, os alunos doaram o jogo para a APAE de São Bernardo do Campo, para que as pessoas atendidas pela unidade possam usá-lo sempre que quiserem.

Para a assistente responsável pela APAE de São Bernardo do Campo, Thaís Domingues, “a doação do equipamento irá promover e estimular aspectos cognitivos e sensoriais, sendo de grande importância nas terapias e no desenvolvimento dos nossos assistidos. Espero que possamos estreitar laços, para que por meio de projetos como esses doados pelos alunos da FEI, possa continuar contribuindo de forma positiva, na melhora de vida de cada paciente, desta entidade”.