Aluno da FEI vence concurso de mobilidade da Scania e ganha viagem à Suécia para conhecer a sede da empresa.

27/11/2019

Daniel Ribeiro é aluno de Engenharia Elétrica e concorreu com um projeto voltado à emissão de CO2 nas grandes cidades.

O concurso Inovathon, organizado pela Scania, é uma maratona que desafia jovens universitários de todo o País a criarem soluções para problemas de mobilidade urbana das grandes cidades.

Daniel Ribeiro, aluno do 5º ciclo de Engenharia Elétrica da FEI, integrou uma das equipes da competição e venceu em 1º lugar. Agora, o estudante FEIano se prepara para conhecer a sede da Scania na Suécia, em viagem marcada para março de 2020.

No concurso, o grupo de Daniel, chamado de Belo Horizonte e formado por 5 estudantes, apresentou como a poluição e o congestionamento atrapalham a vida de diferentes pessoas, mostrando suas dores. Para resolver o problema da emissão de CO2 nas cidades, a equipe focou em uma linha do tempo até o ano de 2100, utilizando recursos já existentes, foco em parcerias público-privadas e difusão da tecnologia acontecendo de maneira gradual.

Para finalizar, a equipe sugeriu que empresas, como a Scania, que exercem papéis globais podem utilizar de sua experiência no mercado e serem os condutores de mudanças, usando de altas tecnologias para colocar no mercado soluções de logística sustentáveis e integradas com custo reduzido.

O Inovathon Scania acontece desde 2016 e das quatro edições realizadas, três tiveram alunos da FEI em primeiro lugar.

"Conexões nos fazem humanos, tecnologias nos fazem conectados e a sustentabilidade nos leva além."