FEI integra seleto grupo internacional de engenheiros químicos

18/11/2019

Apenas treze instituições em todo país conseguiram ingressar no AIChE, a maior instituição de engenheiros químicos do mundo e que tem como foco desenvolver trabalho com o mundo acadêmico e profissional.

O Centro Universitário FEI acaba de fazer parte do seleto grupo de IES do AIChE (American Institute of Chemical Engeneers), a maior instituição de engenheiros químicos do mundo e que tem como principal foco desenvolver trabalho com o mundo acadêmico e profissional, além de discutir diversos assuntos pertinentes ao futuro da engenharia química no mundo. A FEI é a segunda Instituição de São Paulo a possuir esse capítulo filiado a AIChE. No Brasil só existem 13, contando com o da FEI.

Ter um capítulo acadêmico do AIChE, além de tornar as universidades integrantes membras ativas do capítulo, o seu principal objetivo é estabelecer contato entre os estudantes do curso de engenharia química e a área de estudos, realizando atividades e projetos de cunho estudantil, social e profissional de alcance regional ou, até mesmo, internacional.

Segundo o aluno do curso de Engenharia Química da FEI e coordenador do grupo AIChe FEI, João Victor Ferreira, o objetivo de fundar o Capítulo Estudantil na FEI é proporcionar para todos os alunos oportunidades de desenvolvimento pessoal e social e também desenvolver o Departamento de Engenharia Química dentro da Instituição, além de participar de competições, como: Chem-E-Car Competition, Poster and Paper Competition e Chem-E-Jeopardy.

João Victor explica ainda que o "projeto envolverá alunos de todos os cursos da FEI em escalas e maneiras diversas, com a finalidade de proporcionar um ambiente mais acolhedor e dinâmico, potencializando o aprendizado e capacitando novos profissionais ao mercado de trabalho cada vez mais exigente. A criação de trabalhos extracurriculares desenvolverá habilidades e conhecimento àqueles que participarem e executarem".

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Química da FEI, Prof. Dr. Ricardo Belchior, estar entre as 300 instituições do mundo todo a integrar o AIChe, é resultado da qualidade do curso e de um projeto bem desenvolvido, uma vez que este foi avaliado pela comissão internacional do Instituto; e ressalta as oportunidades que se abrirão aos alunos. “Nossos alunos estarão conectados com o universo internacional da engenharia química, podendo interagir com estudantes de outros países, estudar ou fazer cursos na área em instituições internacionais; já recebemos inclusive convite da universidade de Berkeley, na Califórnia, para que nossos alunos façam mestrado e doutorado na instituição”, celebra o professor.

Desafio a frente

Aequipe AIChe FEI já terá pela frente as etapas Regionais da Chem-E-Car Competition® e ChemE Jeopardy Competition que irão ocorrer na Conferência Regional de Estudantes da AIChE de 2020 em Salvador, BA, Brasil. A Competição Chem-E-Car da AIChE desafia os alunos de graduação a desenvolverem e construir um carro movido por uma fonte de energia química ou bioquímica que transportará com segurança um peso especificado em uma determinada distância e depois parará dentro de um tempo especificado. As equipes do campeonato de cada uma das Conferências Regionais vão competir na Conferência Anual de Estudantes que ocorre nos Estados Unidos no final de cada ano.

Os eventos da Chem-E-Car Competition e ChemE Jeopardy Competition acontecerão de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro de 2020 no Centro Universitário SENAI CIMATEC.