Notícias Fei

Pesquisas de excelência e premiadas

Pesquisas de excelência e premiadas


  13/11/2019

Pesquisas de alunos da FEI são destaque em evento que reuniu mais de 570 trabalhos de universitários de todo o País

É ainda na graduação que a excelência na pesquisa e inovação da FEI começa a dar os frutos. Por meio dos programas de iniciação da Instituição, que tem como objetivo desenvolver o pensamento cientifico, crítico e criativo, além de despertar a vocação dos estudantes para a pesquisa, alunos da FEI tem se destacado neste cenário, desenvolvendo e apresentando trabalhos inovadores em congressos e simpósios de fomento à pesquisa, como o IX Encontro de Iniciação Científica da UFABC, realizado de 04 a 08 de novembro, onde a pesquisa de uma aluna da FEI foi premiada entre os melhores trabalhos apresentados.

Nesta edição, cujo tema foi “Pesquisa, Conhecimento e Democracia”, foram mais de 570 pesquisas inscritas, além de serem realizadas mesas redondas para discutir assuntos referentes à produção científica. Destes, destaque para a aluna de Engenharia Civil da FEI, Gabriela Fernandes Sarmento, premiada em 2º lugar dentre os melhores trabalhos do evento.

Segundo o orientador da aluna e professor do Departamneto de Engenharia Civil da FEI, Prof. Dr. Rui Barbosa de Souza, o trabalho da Gabriela, que tem como título: Efeito do tipo de cimento na retração por secagem de placa cimentícia é fruto e uma parceria entre a EPIC EDIFICA (Grupo de inovação em engenharia civil da FEI), via AGFEI, com a empresa Infibra S.A., no sentido do desenvolvimento de um material de construção inovador, ainda não existente no mercado, com propriedades superiores. Segundo o Prof. Rui, a aluna estudou um grande número de fornecedores de cimento, capazes de fornecer matéria-prima para uma indústria, testando como as diferentes amostras de cimento causam retração em placas cimentícias reforçadas com fibras. “O maior valor do trabalho da Gabriela é a quantidade representativa de amostras de cimento e a solução de um problema real enfrentado pela indústria.”

Para Gabriela, o prêmio veio para confirmar a sua pretensão em seguir o caminho da pesquisa. “Hoje tenho consciência que meu projeto de iniciação científica cumpriu plenamente seu papel, me gerando frutos como artigo científico publicado, prêmio e início na carreira de pesquisadora, além de me proporcionar muitos aprendizados, tanto do âmbito profissional como pessoal”.

A professora doutora Michelly de Souza, coordenadora dos programas de Iniciação da FEI, ressalta que os programas de iniciação promovem o aprendizado, e a pesquisa permite a esses alunos aprofundarem o conhecimento de interesse para além do que a graduação oferece. “Através da metodologia científica, os estudantes desenvolvem novas habilidades e competências, aprendem a elaborar projetos, buscar fontes confiáveis, coletar, analisar e interpretar dados, produzir relatórios e artigos, assim como ampliar a capacidade crítica de resolver problemas e buscar soluções, além de permitir uma constante troca de informação, pois amplia o contato com professores e alunos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, assim como pesquisadores e especialistas de outras instituições, centros de pesquisa e empresas”.

Além do trabalho da aluna Gabriela, também participaram do Encontro os seguintes alunos:

Aluna: Kamila Ferreira da Silva
Professora: Sueli Hatsumi Masunaga
Título do trabalho: Propriedades magnéticas dos monoscristais de Gd1-xErxB4 (x = 0; 0,2; 0,4)

Aluna: Natália Bravin Nascimento
Professora: Marcilei Aparecida Guazzelli
Título do trabalho: Estudo de radionuclídeos e composição elementar em peixe

Aluno: Gustavo Luiz Bueno Cardoso
Professor: Baltus Cornelius Bonse
Título do trabalho: Composto de PP com borra de café

Aluna: Carolina Gonçalves Schulz
Professor: Rodrigo Condotta
Título do trabalho: Avaliação do efeito da umidade nas propriedades de escoamento da borra de café