Centro Universitário FEI inaugura Eletroposto em parceria com a ABB

22/10/2019

Único instalado em uma Instituição de Ensino em todo Estado de São Paulo, o Eletroposto da FEI é uma fonte de abastecimento de energia para as baterias de veículos elétricos e híbridos do tipo plug-in

O Centro Universitário FEI, em parceria com a ABB, inaugura o 1° Eletroposto localizado dentro de uma instituição de ensino no estado de São Paulo. Localizado no campus da FEI de São Bernardo do Campo, a novidade foi divulgada na mesma semana do Congresso FEI de Inovação e Megatendências 2050, que teve como tema “Inteligência Artificial e o SER do Humano – Complementariedade ou Competitividade para Aprender, Inovar e Viver?”.

Os tempos de recarga variam em função da potência disponível no posto de recarga e da capacidade/característica da bateria do carro. Os modos 1 e 2 são os mais lentos, o modo 3 é um carregador de média velocidade e o modo 4, o mais rápido disponível atualmente. O equipamento instalado no campus da FEI é um carregador modo 3, do tipo wallbox, que atende ao padrão de recarga de todos os carros elétricos atualmente disponíveis no mercado, disponibilizando uma potência de até 11kW.

Para Fábio Delatore, professor do curso de engenharia elétrica da FEI e um dos responsáveis pela inauguração do eletroposto, este é mais um grande marco para a Instituição. “A unidade de abastecimento reflete a nossa cultura de inovação e busca por suprir demandas crescentes na sociedade”, afirma.

FEI avança na pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos

Historicamente, o Centro Universitário FEI sempre buscou estar na vanguarda de pesquisa e desenvolvimento de inovações para o setor automobilístico, entre esses, o de veículos elétricos. Recentemente, o Departamento de Engenharia Elétrica da FEI desenvolveu um novo laboratório voltado especificamente para estudos sobre eletrônica veicular e sistemas de tração elétrica. A proposta é apresentar a eletrônica de maneira didática, para que os alunos compreendam a funcionalidade e importância não só de sistemas de tração, mas de toda a eletrônica embarcada.

O laboratório contempla computadores para desenvolvimento de estudos de protocolos de rede automotiva, softwares de gerenciamento e calibração, e kits didáticos com peças de veículos desenvolvidas exclusivamente para contribuir com as aulas, especialmente as práticas. O projeto Fórmula FEI Elétrico, iniciativa que coloca os alunos em sintonia com a mesma tecnologia empregada atualmente nos carros elétricos e na indústria automobilística, estacionado dentro do laboratório, é utilizado como modelo de inovação para as aulas.

Para saber mais sobre o Eletroposto da FEI, acesse www.fei.edu.br/eletroposto