Doutorado em Engenharia Elétrica da FEI alcança protagonismo

23/09/2019

Pesquisas de doutorandos, premiadas nacional e internacionalmente mostram a excelência do programa de pós-graduação da Instituição

O programa de doutorado em Engenharia Elétrica do Centro Universitário FEI ainda não possui uma década de existência, mas a excelência do programa é chancelada ano após ano por meio de pesquisas desenvolvidas por alunos do programa e que tem ocupado lugares entre as principais produzidas no País, como por exemplo, os recentes prêmios conquistados pela Dra. Bruna Paz - selecionada em um concurso de âmbito nacional como a melhor da área de Tecnologias, Dispositivos e Processos de Fabricação de Semicondutores produzida no País em 2018 – bem como o prêmio do doutorando Flávio Bergamaschi, ambos da FEI.

Flávio foi o ganhador do Best Paper Award no 34th Symposium on Microelectronics Technology and Devices - SBMicro 2019, com o artigo "Impact of substrate bias on the mobility of n-type, que tinha como tema a caracterização elétrica de dispositivos nanoeletrônicos através de resultados experimentais e de simulação, realizados nos laboratórios da FEI, mais especificamente sobre o comportamento de nanofios transistores MOS sob a influência de polarização no substrato.

Segundo o doutorando, os diferenciais da sua pesquisa foram, primeiro, a observação de um fenômeno ainda não bem descrito ou explorado pela literatura, que conseguiu-se identificar através de testes em medições em laboratório. “Através da utilização dos equipamentos disponibilizados pelos laboratórios da FEI, foi possível realizar os experimentos necessários para compor o estudo em questão. Não menos importante, as relações entre os pesquisadores da FEI com o centro de pesquisa CEA-Leti, situado na França, possibilitou que fossem obtidas as amostras utilizadas nas medidas experimentais”, destacou Flávio.

O vice-reitor de Ensino e Pesquisa do Centro Universitário FEI, Marcelo Pavanello, o Best Paper Award recebido por Flávio, assim como o da Dra. Bruna Paz, corrobora com esse reconhecimento da relevância que as pesquisas desenvolvidas na FEI têm recebido nacional e internacionalmente, e também da qualidade dos alunos (também pesquisadores) que se tem trabalhado na Instituição. “Além de ser o autor de um dos artigos mais bem avaliados desse congresso internacional, o Flávio fez uma apresentação em inglês rica em aspectos técnico-científicos, demonstrando o domínio do assunto que estava expondo para a audiência do congresso, composta por pesquisadores nacionais e internacionais. Ou seja, ele encarou uma audiência qualificada cientificamente e foi capaz de sobressair entre os alunos oriundos de escolas tradicionais do País”, ressaltou Pavanello, que também foi o orientador do doutorando.

O vice-reitor destaca ainda que, embora o Centro Universitário FEI tenha uma história de pesquisa mais recente do que muitas instituições do país, as temáticas de pesquisa desenvolvidas estão alinhadas com a fronteira do conhecimento, justificando a concessão do prêmio. Além disso, Pavanello lembra que também são muito importantes as parcerias internacionais mantidas pelos pesquisadores da FEI. “A própria Dra. Bruna Paz passou um ano, dos três necessários para a conclusão de sua tese, em um dos principais laboratórios de pesquisa mundiais da área de micro/nanoeletrônica, o CEA-Leti, na França. Essa conjunção de fatores permite o desenvolvimento de pesquisas cientificamente relevantes mundialmente. O título de melhor tese do país, concedido a partir da avaliação de pares de outras instituições de pesquisa renomadas, mostra que a FEI está em um caminho virtuoso na produção de conhecimento de ponta em pesquisa”.