Notícias Fei

FEI assina convênio com multinacionais de tecnologia

FEI assina convênio com multinacionais de tecnologia


  27/06/2019

Parceria com a FESTO e VTECH tem como objeto a integração entre indústria e academia para a produção de tecnologia

O Centro Universitário FEI, ao longo de sua história, tem a sua excelência reconhecida justamente por essa característica, de ser parceira da indústria. Um bom exemplo dessa parceria são os convênios firmados com diversos setores, com objetivo de promover o desenvolvimento do País.

Na manhã de hoje, FEI e mais duas renomadas empresas – FESTO e VTECH – especialistas em tecnologia industrial, formalizaram uma parceria que vem sendo construída ao longo dos últimos anos. Intermediada pela Agência FEI de Inovação – AGFEI, a parceria com as duas empresas seguirá a mesma linha, que é promover a integração entre indústria e academia por meio de ações como utilização de softwares específicos das empresas pelos alunos da FEI em aula e em projetos desenvolvidos na Instituição, além da realização conjunta de workshops, cursos, palestras e treinamentos.

Projetos como o Baja e Fórmula da FEI já utilizam tecnologia da VTECH em seus veículos, como softwares específicos da área de metrologia ótica. A parceria com a VTEC e com a FESTO visam também futuramente a implantação de laboratórios na FEI para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, ação que trará resultados positivos, pois, segundo o diretor da AGFEI, Prof. Dr. Vagner Barbeta, é a empresa que ganha ao confiar ao ambiente acadêmico a missão de desenvolver inovações para seus setores, bem como os alunos que ganham a oportunidade de serem os desenvolvedores das soluções, oportunizando-os a serem futuros profissionais contratados por essas empresas. “Essas parcerias são resultado do movimento que temos realizado no âmbito da inovação, onde, cada vez mais pretendemos nos unir à indústria com um único objetivo, o de promover inovação e desenvolvimento em nosso País”.

O convênio foi firmado durante o Workshop sobre Indústria 4.0 – Desafios e Tendências da Engenharia no Contexto da Indústria 4.0, realizado no Centro Universitário FEI, campus São Bernardo do Campo e promovido pelas empresas FESTO e VTECH.

Complementariedade como foco das parcerias

Durante visita á sede nacional da FESTO, onde a parceria foi formalizada oficialmente, o CEO da multinacional na America do Sul, Cesar Gaitán, celebrou a parceria e disse que é importante aproveitar o momento em que o País vive, de necessidade de desenvolvimento, para unir as forças. "O Brasil é um país onde a socieade é muito aberta a novidades e soluções inteligentes. As Startups são um grande exemplo, com crescimento cada vez mais acelerado e, isso tem feito a diferença em termos de desenvolvimento aqui no Brasil. Por isso acredito muito nessa parceria, pois, nós da FESTO temos a tecnologia e a FEI a formação dos profissionais que utilizarão essa tecnologia em prol de um industria e uma sociedade cada dia mais desenvolvida", ressaltou o CEO.

Durante a visita, o reitor do Centro Universitário FEI, Prof. Dr. Fábio do Prado seguiu a linha do CEO da FESTO ao completar que o avanço do Brasil depende também de pontes, como a que tem sido construída com a parceria, e que, espera inclusive, futuramente, ter entre ações da parceria um curso de especialização desenvolvido em conjunto com a FESTO, com foco nas demandas tecnologicas e de inovação da empresa. "Acreditamos em bons frutos que resultarão dessa parceria, e esse curso - onde a formação pode ser feita tanto na FEI como na FESTO - gere oportunidade para todos, ou seja, alunos da FEI e profissionais da FESTO".

Da esc: Prof. Dr. Gustavo Donato - FEI, Cesar Gaitán - CEO FESTO, Prof. Dr. Fábio do Prado - FEI e Victor Teles - Gerente de Área Didatica da FESTOFEI e FESTO