Reitor da FEI é eleito vice-presidente da AUSJAL

04/06/2019

A FEI integra a rede formada por outras trinta universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina.

O reitor do Centro Universitário FEI, Prof. Dr. Fábio do Prado foi eleito vice-presidente da Associação de Universidades Confiadas a Companhia de Jesus na Amarica Latina – AUSJAL, durante a XXI Assembleia Geral Ordinária, realizada no Instituto Ocidental de Tecnologia e Ensino Superior (ITESO, México), de 14 a 17 de maio.

A AUSJAL é uma rede formada por profissionais, professores e pesquisadores de universidades parceiras – entre elas o Centro Universitário FEI - que trabalham em áreas comuns e complementares de trabalho, e tem como missão desenvolver projetos comuns de acordo com as prioridades estratégicas e buscar uma maior contribuição das instituições de ensino superior para suas sociedades.

Durante a Assembleia, que elegeu a nova diretoria, os reitores e representantes das 29 universidades, e por Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe, seu presidente, Pe. Roberto Jaramillo, SJ, e o delegado de educação, Pe. Luiz Fernando Klein, SJ, revisaram o progresso da Associação nos dois últimos anos e aprovaram o novo Plano Estratégico 2019-2024 e a nova estrutura de cotas.

Na reunião do Conselho de Administração para o período 2019-2021, foram eleitos: como presidente, Ernesto P. Cavassa, SJ, reitor da Universidade Antonio Ruiz de Montoya (Peru); como primeiro vice-presidente, Prof. Dr. Fabio do Prado, reitor do Centro Universitário FEI (Brasil); segundo vice-presidente, Pe. Luis Arriaga, SJ, reitor da ITESO (México); terceiro vice-presidente, P. Eduardo Silva, SJ, reitor da Universidade Alberto Hurtado (Chile); tesoureiro, P. Andreu Oliva, SJ, reitor da Universidade Centro-Americana (El Salvador); e como vocalista, padre Fernando Ponce, SJ, reitor da Pontifícia Universidade Católica do Equador.

Ao final da Assembleia os reitores assinaram um manifesto em apoio e solidariedade à Universidade Central da Nicarágua e sua comunidade, que tem sofrido ataques criminosos por refugiar manifestantes contrários a ditadura do país, bem como a dolorosa situação que vive a República Bolivariana da Venezuela. O manifesto pode ser lido AQUI.