Graduação

Engenharia Química

    Período

  • Diurno

    Duração

  • 10 Semestres (D)

    Localização

  • São Bernardo do Campo

    Mensalidade

  • R$ 3.379,00 (D)
  • Valor válido para 2024

O curso de Engenharia de Engenharia Química

A Engenharia Química é um campo fascinante e tem hoje diferentes potencialidades que não eram imaginadas há algum tempo. Elas criam novas oportunidades para os profissionais dessa área. A FEI já está preparando seus alunos para esses novos tempos.

A indústria química fornece matéria-prima e produtos para todos os setores produtivos. É nesse âmbito que você atuará, desempenhando um importante papel na indústria brasileira, que é a sexta maior do mundo em termos de faturamento líquido.

O curso prepara você para desempenhar um papel protagonista na sociedade, principalmente em setores vitais para a humanidade: mudanças climáticas, fontes alternativas de energia, produção de alimentos e medicamentos.

Nossos alunos serão profissionais éticos e empreendedores criativos, capazes de usar a química para resolver um grande número de problemas do mundo contemporâneo. Potencializamos as suas habilidades para inovar e desenvolver produtos, fazer a análise econômica de processos, realizar análises de seguranças e riscos ambientais, utilizando procedimentos físicos, químicos e bioquímicos para o bem da humanidade.

Avaliações do Mercado

  • Reconhecido pelo MEC

    Decreto nº 72.012 29/03/1973 Veja como o curso foi avaliado!

    Novo Plano Pedagógico

    Clique aqui para visualizar!

  • Guia da Faculdade
    2019 Estadão

    4 Estrelas
    Campus São Bernardo do Campo

  • Avaliação Folha RUF - 2017

    • 3º melhor curso entre as Instituções PRIVADAS do País.

    • Melhor curso no estado de São Paulo.

QUERO ME INSCREVER!

Disciplinas



  • A inovação, na FEI, é baseada em conhecimento e pesquisa:

    • • Promovemos e incentivamos as pesquisas científicas, que colocam você em posição de liderança na aquisição do conhecimento, com atualização constante dos contextos complexos que envolvem tecnologia.
    • • As pesquisas realizadas e nossos parceiros estão na vanguarda do desenvolvimento científico nacional e mundial.
    • • Desenvolvemos cooperação e convênios entre empresas, órgãos públicos e instituições internacionais, proporcionando a você contato direto com o mercado de trabalho e engajamento global.

    A FEI investe em pesquisa científica para que você projete cenários futuros!

  • Plano dos Cursos

    Local Campus São Bernardo do Campo - SP
       
    Duração 10 semestres (curso diurno)
    Habilitação Engenharia Química 4.000 horas de aula
      200 horas de atividades complementares
      160 horas de estágio supervisionado
      Carga horária total: 4.360 horas


    O curso têm no currículo um núcleo de conteúdos básicos, um núcleo de conteúdos profissionalizantes e um núcleo de conteúdos específicos:

    Conteúdos básicos: Metodologia e Tecnológica; Comunicação e Expressão; Informática; Expressão Gráfica; Matemática; Física; Química; Fenômeno de Transportes; Mecânica dos Sólidos; Eletricidade Aplicada; Ciência e Tecnologia dos Materiais; Administração; Economia; Ciência do Ambiente; Humanidades; Ciências Sociais e Cidadania.

    Conteúdos profissionalizantes: Bioquímica; Controle de Sistemas Dinâmicos; Engenharia do Produto; Físico-Química; Gestão Ambiental; Instrumentação; Matemática Discreta; Métodos Numéricos; Microbiologia; Modelagem; Análise e Simulação de Sistemas; Operações Unitárias; Processos Químicos e Bioquímicos; Qualidade; Química Analítica; Química Orgânica; Reatores Químicos e Bioquímicos; Termodinâmica Aplicada.

    Conteúdos específicos: Ciências e Tecnologias da Engenharia Química e Gestão Tecnológica

  • Temos uma visão contemporânea do ensino da engenharia, uma nova e arrojada proposta de mudança dos processos tradicionais de aprendizagem:

    • metodologias muito mais ativas
    • ferramentas didáticas inovadoras
    • novas estratégias de avaliação de competências e conhecimentos

    Trabalhamos com um ecossistema de ensino-aprendizagem que:

    • favorece o desenvolvimento do perfil protagonista
    • promove autonomia intelectual
    • potencializa a capacidade de aprender a aprender

    Nossos alunos adaptam-se perfeitamente às demandas futuras e imprevisíveis. Eles têm o domínio do processo criativo e otimizam a mobilização de conhecimentos e execução de projetos em soluções com potencial disruptivo e de alto valor social.

  • O engenheiro químico atua na criação e desenvolvimento de projetos, na implantação, na operação e no controle de processos e equipamentos em muitos segmentos: engenharias de processo e produção, pesquisa e desenvolvimento de produtos e equipamentos, instalação e manutenção, consultorias.

    De modo específico, você irá:
    • • Desenvolver processos industriais de transformação de matérias primas em produtos finais;
    • • Conceber, projetar e analisar sistemas de troca térmica e de potência; transporte de fluídos; separações e/ou misturas; transformações químicas e físicas; tratamento e recuperação de resíduos e efluentes industriais;
    • • Realizar modelagem, simulação e otimização de sistemas e processos químicos;
    • • Dimensionar equipamentos e processos químicos;
    • • Atuar em novas e promissoras áreas: genética, biotecnologia, tecnologias limpas, sustentabilidade e nanotecnologia.

    A FEI está comprometida com a melhor formação:

    • • Sempre participamos dos principais eventos nacionais e mundiais em que se discute globalmente os destinos da Engenharia Química: Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ), Encontro Nacional sobre o Ensino de Engenharia Química (ENBEQ), European Congress of Chemical Engineering (ECCE), World Congress of Chemical Engineerig (WCCE) e AIChE Annual Meeting. ?Isso deixa você conectado aos movimentos de vanguarda da indústria química.
    • • Temos o Programa de Mestrado em Engenharia Química (PEQ-FEI), com duas linhas de pesquisas: Processos Químicos e Biotecnológicos, e Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Você terá aula com os professores deste programa, que trazem a excelência da pesquisa acadêmica para as salas de aula da graduação.
QUERO ME INSCREVER!

Espaços de Aprendizagem

Temos o que há de mais moderno para prática e pesquisa em Engenharia Química: ferramentas computacionais avançadas e instalações modernas e bem equipadas, laboratórios altamente equipados e atualizados para desenvolver projetos acadêmicos de investigação científica.

Relações Internacionais

O Centro Universitário FEI mantém acordos de cooperação com instituições estrangeiras, que permitem aos alunos a formação técnica e multicultural exigida pelo mercado global, além de parcerias e programas de mobilidade acadêmica para a realização de intercâmbios.

Saiba mais

Programas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, Didática e de Ações Sociais

Os programas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, Iniciação Didática e de Ações Sociais de Extensão visam iniciar alunos de bom rendimento acadêmico na metodologia científica aplicável às áreas: científica, tecnológica, didática ou de ação social.

Saiba mais

Júnior FEI

Administrada e constituída totalmente por alunos da graduação, um dos objetivos da Júnior FEI é envolver os alunos que são membros da empresa em projetos de inovação, tecnologia, gestão e desenvolver habilidades profissionais e pessoais. Alunos de qualquer curso podem fazer parte da Junior FEI.

Saiba mais

QUERO ME INSCREVER!

Programa de Bolsas de Estudos

Um setor especial atende os alunos que necessitam de bolsas, apoiando seu ingresso no ensino superior, e também os alunos regularmente matriculados que possam ter dificuldades financeiras de se manter no curso. O objetivo é oferecer um local de apoio, orientação e acompanhamento da permanência na vida universitária. Venha conversar conosco se precisar!

Saiba mais



Coordenador do Curso

Prof. Rodrigo Condotta

Email: rcondotta@fei.edu.br

Lattes CV

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Ciências pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (2004). É Professor Titular do Departamento de Engenharia Química da FEI e desde 2010 exerce a função de Coordenador de Curso e Chefe de Departamento. Em 2013, coordenou as atividades de criação e implantação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Química da FEI, do qual é o Coordenador. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graudação em Engenharia Mecânica da FEI. Foi Pesquisador Colaborador da Universidade Estadual de Campinas de 2004 a 2008 e Jovem Pesquisador FAPESP de 2005 a 2007. Tem experiência na área de Engenharia Química, Química e Engenharia Mecânica, com ênfase em Termodinâmica e Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo experimental e modelagem de propriedades termofísicas de sistemas líquidos, misturas combusítveis e sistemas contendo líquidos iônicos; dados PVT a altas pressões; aplicações de calorimetria.

Áreas de interesse: Termodinâmica química; estudo experimental e modelagem de propriedades termofísicas de sistemas líquidos, misturas combusítveis e sistemas contendo líquidos iônicos; dados PVT a altas pressões; aplicações de calorimetria; materiais cerâmicos; biocombustíveis.

Mais Informações

Você deve concordar, antes de continuar.

Agende uma Visita

Como você conheceu a FEI?






OBS: A FEI entrará em contato para confirmar a visita


Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Você deve concordar, antes de continuar.

Mais informações

Deixe seus Dados