Graduação

Engenharia Elétrica

    Período

  • Diurno
  • Noturno

    Duração

  • 10 Semestres (D)
  • 12 Semestres (N)

    Localização

  • São Bernardo do Campo

    Mensalidade

  • R$ 2.496,00 (D)
  • R$ 2.081,00 (N)
  • Valores válidos para 2019
Você se vê como um profissional dinâmico, criando sistemas complexos de
tecnologias em desenvolvimento para produtos e processos eletrônicos?
Venha desenvolver todo seu potencial na FEI!


O Curso

O engenheiro eletricista é um profissional versátil, que tem formação pluri e transdisciplinar. Aqui na FEI, desenvolvemos as áreas de Eletrônica, Telecomunicações, Conversão Eletromecânica de Energia, Engenharia Biomédica, Sistemas Digitais e Computadores, Controle e Servomecanismos, Automação e Robótica.

Investindo em pesquisa para promover inovação, viabilizamos a identificação dos problemas potenciais das próximas décadas. Incentivamos que você busque soluções inéditas e criativas, aplicar a engenharia para transformar a vida das pessoas.

A Engenharia Elétrica da FEI habilita você para a projetar, desenvolver, manter e investigar sistemas eletrônicos, sistemas de energia, sistemas de potência, sistemas de comunicação e de transmissão, softwares, interfaces e aplicativos eletrônicos ou computacionais, inclusive sistemas robóticos.

Durante o curso, você já estará conectado ao exercício prático da sua profissão, elaborando projeto viáveis voltados para as megatendências como: saúde, meio ambiente, internet das coisas, agricultura, mobilidade e educação.

Coordenador

Renato Camargo Giacomini

Email: renato@fei.edu.br

Minicurrículo Lattes CV

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1985, 1991, 1999). Trabalhou em projetos de automação metroferroviária (FDTE e Alstom) e de energia nuclear (Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo). Foi diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais (2005/07). Atualmente é professor titular do Centro Universitário da FEI, atuando em graduação e no Programa de Mestrado. Ocupa a chefia do Departamento de Engenharia Elétrica na FEI. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Materiais e Componentes Semicondutores, principalmente nos seguintes temas: mosfets, silicon on insulator e vhdl.

  • Preparando o futuro

    A inovação, na FEI, é baseada em conhecimento e pesquisa:

    • Promovemos e incentivamos as pesquisas científicas e tecnológicas, que colocam você em posição de liderança na aquisição do conhecimento, com atualização constante dos contextos complexos que envolvem tecnologia.
    • Praticamos a cultura da inovação, que permeia os cursos e o ambiente universitário.
    • As pesquisas realizadas e nossos parceiros estão na vanguarda do desenvolvimento científico e tecnológico nacional e mundial.

    Desenvolvemos cooperação e convênios entre empresas, órgãos públicos e instituições internacionais, proporcionando a você contato direto com o mercado de trabalho e engajamento global.

    A FEI investe na excelência do ensino e em pesquisa científica e tecnológica para que você projete cenários futuros!




  • Plano dos Cursos

    Local Campus São Bernardo do Campo - SP
    Duração 10 semestres (curso diurno) e 12 semestres (curso noturno)
    Habilitação Engenharia de Automação e Controle 4.100 horas de aula
      100 horas de atividades complementares
      160 horas de estágio supervisionado
      Carga horária total: 4.360 horas


    Além das disciplinas que são a base para a formação técnica do engenheiro eletricista nas áreas de Física e Matemática, o curso inclui as disciplinas profissionalizantes, com conteúdo específico:

    Disciplinas de Formação Geral

    Núcleo comum: disciplinas nas áreas de Matemática, Física, Eletricidade, Desenho, Química e Humanidades.

    Disciplinas Profissionalizantes

    Aqui estudam-se as áreas de Circuitos Digitais, Circuitos Eletrônicos, Sistemas Elétricos, Conversão de Energia, Redes de Computadores, Arquitetura de Computadores, Compiladores, Desenvolvimento de Software, Robótica, Sistemas de Comunicação, Sistemas de Transmissão, Microprocessadores e Microeletrônica.

  • O Processo de Aprendizagem

    Temos uma visão contemporânea do ensino da engenharia, uma nova e arrojada proposta de mudança dos processos tradicionais de aprendizagem:

    • foco em metodologias ativas
    • ferramentas didáticas inovadoras
    • novas estratégias de avaliação de competências e conhecimentos

    Trabalhamos com um ecossistema de ensino-aprendizagem que:

    • favorece o desenvolvimento do perfil protagonista
    • promove autonomia intelectual
    • potencializa a capacidade de aprender a aprender

    Nossos alunos adaptam-se perfeitamente às demandas futuras e imprevisíveis. Eles têm o domínio do processo criativo e otimizam a mobilização de conhecimentos e execução de projetos em soluções com potencial disruptivo e de alto valor social.

  • As Áreas de Atuação

    As oportunidades de trabalho estão principalmente em:

    • • computação e redes de computadores
    • • telecomunicações, incluindo Internet e redes móveis
    • • automação industrial
    • • indústria automobilística e bens de consumo
    • • setor de serviços como rádio e TV
    • • automação bancária
    • • distribuição de energia
    • • investigação científica nas diversas áreas da Engenharia Elétrica

Estude Engenharia
na FEI

Acompanhe os projetos inovadores e com visão de futuro que os alunos de Engenharia da FEI participam!

Clique aqui

Um Projeto Abrangente

A FEI criou, desde 2005, um projeto mais completo para a área da Engenharia Elétrica, que propõe aos alunos uma formação continuada para acompanhar as mudanças de tecnologia em um mercado de trabalho tão exigente: o Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica, recomendado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação.

Já na graduação, você tem a oportunidade de convivência com as equipes de investigação em três linhas de pesquisa: Nanoeletrônica e Circuitos Integrados, Inteligência Artificial Aplicada à Automação e Robótica e Processamento de Sinais e Imagens.

Professores e alunos oferecem soluções às questões técnicas propostas pela comunidade empresarial, inclusive para empresas com as quais mantemos convênios de parceria científica e tecnológica e que estão presentes no campus, com laboratórios próprios de pesquisa e desenvolvimento.

Espaços de Aprendizagem

Temos o que há de mais moderno para prática e pesquisa em Engenharia Elétrica: ferramentas computacionais avançadas e instalações modernas e bem equipadas, laboratórios altamente equipados e atualizados para desenvolver projetos acadêmicos de investigação científica.

Disciplinas


Estude no Exterior

Você tem a possibilidade de realização de intercâmbios e estágios no exterior, ampliando a sua qualificação profissional e formação acadêmica.

O Curso de Engenharia Elétrica da FEI possui acreditação internacional no âmbito do ARCUSUL, para a ênfase em Telecomunicações, e diversos convênios de intercâmbio e dupla diplomação. Você pode conferir as universidades conveniadas:

Clique aqui!

Substituição em Intercâmbio: você pode substituir até dois semestres consecutivos de disciplinas por outras disciplinas da área de Engenharia Elétrica, cursadas em outras instituições, em intercâmbio internacional.

Programas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, Didática e de Ações Sociais

Os programas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, Iniciação Didática e de Ações Sociais de Extensão visam iniciar alunos de bom rendimento acadêmico na metodologia científica aplicável às áreas: científica, tecnológica, didática ou de ação social. A participação em programas de iniciação permite ao aluno uma complementação de sua formação, pois é por meio das pesquisas realizadas durante a iniciação que o aluno tem a oportunidade de ver a aplicação prática do que é ensinado em sala de aula. A concessão de bolsas a alunos envolvidos no desenvolvimento de projetos é uma forma de incentivar sua participação.

Saiba mais

Bolsas de Assistência Social

Um setor especial atende os alunos que necessitam de bolsas, apoiando seu ingresso no ensino superior, e também os alunos regularmente matriculados que possam ter dificuldades financeiras de se manter no curso. O objetivo é oferecer um local de apoio, orientação e acompanhamento da permanência na vida universitária. Venha conversar conosco se precisar!

Saiba mais

Júnior FEI

Administrada e constituída totalmente por alunos da graduação, um dos objetivos da Júnior FEI é envolver os alunos que são membros da empresa em projetos de inovação, tecnologia, gestão e desenvolver habilidades profissionais e pessoais. Alunos de qualquer curso podem fazer parte da Junior FEI.

Confira mais informações no site da Jr. FEI

Pai

Programa de Apoio ao Ingressante

Especialmente para quem acaba de iniciar a vida acadêmica, a Instituição possui um programa que tem como principal objetivo estimular e orientar os novos alunos a encarar o ensino superior com responsabilidade e com muito mais confiança.

Saiba mais

Visite a FEI

Venha conhecer nossa infraestutura e tirar todas as suas dúvidas através de nossa visita monitorada.

Clique aqui e agende sua visita!

Mais Informações

Agende uma Visita

Como você conheceu a FEI?






OBS: A FEI entrará em contato para confirmar a visita

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Preencha seus dados abaixo para visualizar o PPC

Mais informações