amb-interna 
660 
157 
Vestibular 
/Style Library/fei/img/ambientacao/amb-img-vestibular.jpg 
/Style Library/fei/img/ambientacao/bg-amb-azul.png 

Carregando conteúdo...


Edital do Vestibular 2017 - 2º Semestre 


O Reitor do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana Padre Saboia de Medeiros – FEI torna pública a abertura do Processo Seletivo para o preenchimento das 2088 (duas mil e oitenta e oito) vagas para o primeiro período do curso de Engenharia diurno e noturno, 160 (cento e sessenta) vagas para o primeiro período do curso de Ciência da Computação noturno, 320 (trezentas e vinte) vagas para o primeiro período do curso de Administração noturno - campus São Bernardo do Campo, 562 (quinhentas e sessenta e duas) vagas para o primeiro período do curso de Administração matutino e noturno – campus Liberdade.

As vagas dos cursos oferecidos pelo Centro Universitário FEI serão preenchidas em Processo Seletivo, a ser realizado no início do ano com 2 (duas) entradas: uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre de 2016. No caso de não-classificação de todos os candidatos por não terem alcançado o nível mínimo de desempenho exigido e constante do edital, e no caso de desistência de candidatos, classificados e matriculados nas duas entradas do referido concurso, será realizado novo Processo Seletivo para completar, no segundo semestre, as vagas remanescentes.

Haverá duas formas de ingresso no Centro Universitário FEI:

Pelo Processo Seletivo Institucional, com realização de provas nos dias 05 e 06 de dezembro de 2015; pelo aproveitamento dos resultados obtidos pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou de 2014 ou de 2015. A entrada pelo resultado do ENEM 2015 será possível desde que os resultados sejam divulgados até o dia 22 de janeiro de 2016.

O candidato que preencher seu número de inscrição no ENEM, automaticamente poderá concorrer pelas duas formas de ingresso. O não preenchimento do número de inscrição no ENEM, no ato de sua inscrição para concorrer ao ingresso no Centro Universitário FEI, excluirá a possibilidade de ingresso pelo ENEM.

Distribuição das Vagas para o Primeiro Semestre de 2016:

Vagas que serão destinadas aos candidatos que optarem por realizar o Processo Seletivo exclusivamente pelos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2014:
140 (cento e quarenta) vagas para o curso de Engenharia diurno; 75 (setenta e cinco) vagas para o curso de Engenharia noturno; 12 (doze) vagas para o curso de Ciência da Computação; 36 (trinta e seis vagas) para o curso de Administração, noturno – campus São Bernardo do Campo; 12 (doze) vagas para o curso de Administração matutino – campus Liberdade; 48 (quarenta e oito) vagas para o curso de Administração noturno – campus Liberdade.

Vagas que serão destinadas aos candidatos que optarem por realizar o Processo Seletivo exclusivamente pelos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015:
140 (cento e quarenta) vagas para o curso de Engenharia diurno; 75 (setenta e cinco) vagas para o curso de Engenharia noturno; 12 (doze) vagas para o curso de Ciência da Computação; 36 (trinta e seis) vagas para o curso de Administração noturno – campus São Bernardo do Campo; 12 (doze) vagas para o curso de Administração matutino – campus Liberdade; 48 (quarenta e oito) vagas para o curso de Administração noturno – campus Liberdade.

Vagas destinadas ao Processo Seletivo Institucional
656 (seiscentos e cinquenta e seis) vagas para o curso de Engenharia diurno; 354 (trezentas e cinquenta e quatro) vagas para o curso de Engenharia noturno; 56 (cinquenta e seis) vagas para o curso de Ciência da Computação; 168 (cento e sessenta e oito) vagas para o curso de Administração, noturno – campus São Bernardo do Campo; 56 (cinquenta e seis) vagas para o curso de Administração matutino – campus Liberdade; 224 (duzentos e vinte e quatro) vagas para o curso de Administração noturno – campus Liberdade.

Os candidatos que optarem pelas duas formas de entrada (provas do Processo Seletivo Institucional e ENEM) serão convocados pelo primeiro processo em que tiverem classificação, sendo excluídos de classificação pelas outras formas de entrada.

Caso as vagas reservadas para os candidatos que optarem por uma das formas de ingresso (Processo Seletivo Institucional ou ENEM) não sejam preenchidas, as vagas remanescentes serão repassadas para os candidatos classificados em uma das outras formas de ingresso.

LOCAIS DOS CURSOS: Os cursos de Engenharia diurno e noturno, o curso de Ciência da Computação noturno e o curso de Administração noturno – campus São Bernardo do Campo serão ministrados no campus sede do Centro Universitário FEI situado à Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, nº 3972 – Bairro Assunção – São Bernardo do Campo – São Paulo e os cursos de Administração matutino e noturno – campus Liberdade serão ministrados no campus do Centro Universitário FEI situado à Rua Tamandaré, nº 688 - Bairro Liberdade – São Paulo.

Cursos

ENGENHARIA – PERÍODO DIURNO: Habilitações: Engenharia Química, reconhecido pelo Decreto Presidencial nº 28.375/50; Engenharia Mecânica, reconhecido pelo Decreto Presidencial nº 30.429/52; Engenharia Mecânica Ênfase Mecânica Automobilística, reconhecido pelo Decreto Presidencial nº 72.012/73; Engenharia Elétrica, Ênfase Eletrônica; Ênfase Computadores; Ênfase Telecomunicações, reconhecido pelo Decreto Presidencial nº 72.012/73; Engenharia Têxtil, reconhecido pela Portaria Ministerial nº 78/91; Engenharia Civil, reconhecido pela Portaria Ministerial nº 104/91; Engenharia de Materiais, reconhecido pela Portaria MEC 1.030/2006; Engenharia de Produção, reconhecido pela Portaria MEC 1.030/2006 e Engenharia de Automação e Controle reconhecido pela Portaria nº 736 de 27/12/2013. O número de vagas para cada habilitação é estabelecido em cada período. Duração do curso: 5 (cinco) anos. Número máximo de alunos por turma - Teoria: 80; Laboratório: 24; Laboratório de informática: 36; Oficina: 40.

ENGENHARIA – PERÍODO NOTURNO: Habilitações: Engenharia Mecânica, autorizado pela Resolução R-02/2008 de 17/12/2008; Engenharia Mecânica, Ênfase Mecânica Automobilística, reconhecido pelo Decreto Presidencial nº 72.012/73; Engenharia Elétrica, Ênfase Eletrônica; Ênfase Telecomunicações, reconhecido pelo Decreto Presidencial nº 72.012/73; Engenharia de Produção, reconhecido pela Portaria MEC 1.030/2006. O número de vagas para cada habilitação é estabelecido em cada período. Duração do curso: 6 (seis) anos. Número máximo de alunos por turma – Teoria: 80; Laboratório: 24; Laboratório de informática: 36; Oficina: 40.

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – PERÍODO NOTURNO: Habilitação: Ciência da Computação, reconhecido pela Portaria MEC nº 3.799 de 18/11/2004. Duração do curso: 4 (quatro) anos. Número máximo de alunos por turma – Teoria: 80; Laboratório: 24.

ADMINISTRAÇÃO – CAMPUS SÃO BERNARDO DO CAMPO – PERÍODO NOTURNO: Habilitação: Administração, reconhecido pelo Decreto Federal nº 78.258/76. Duração do curso: 4 (quatro) anos. Número máximo de alunos por turma: 80.

ADMINISTRAÇÃO – CAMPUS LIBERDADE – PERÍODOS MATUTINO E NOTURNO: Administração, reconhecido pelo Decreto Presidencial nº 50.164/61. Duração do curso: 4 (quatro) anos. Número máximo de alunos por turma: 80.

Fica ressalvada a possibilidade da Instituição não abrir turmas iniciais, nos casos em que o número mínimo de alunos inscritos não permita viabilizar o curso.

EXAMES (Para os candidatos que optarem por realizar as provas do Processo Seletivo Institucional)

As provas do Processo Seletivo serão sob forma de teste de múltipla escolha, exceção feita para a prova de Redação. Os exames para os cursos de Engenharia e Ciência da Computação serão realizados nos dois campi, de acordo com a disponibilidade de salas, para o curso de Administração – campus São Bernardo do Campo serão realizados no campus sede em São Bernardo do Campo e para os cursos de Administração matutino e noturno – campus Liberdade serão realizados no campus Liberdade – São Paulo, obedecendo aos seguintes dias e horários: Engenharia e Ciência da Computação: Exame 1: Dia 05/12/15 – Sábado às 8h30; Provas: Português (Redação, Gramática e Literatura), Matemática e Inglês. Exame 2: Dia 06/12/15 – Domingo às 8h30; Provas: Física, Química, Biologia, História e Geografia. Administração: Exame 1: Dia 05/12/15 – Sábado às 8h30; Provas: Português (Redação, Gramática e Literatura), Matemática e Inglês. Exame 2: Dia 06/12/15 – Domingo às 8h30; Provas: Ciências (Física, Química e Biologia), História e Geografia. Os candidatos deverão apresentar-se com meia hora de antecedência. Os programas das disciplinas integrantes do Processo Seletivo constarão no Manual do Processo Seletivo.
O candidato deverá entrar no local da prova somente com os objetos necessários para a realização da mesma. É vedado ao candidato portar, durante as provas, quaisquer aparelhos eletrônicos, telefones celulares ou similares, sob pena de desclassificação no processo seletivo.
A permanência mínima do candidato na sala de prova é de 90 minutos.
O Centro Universitário FEI reserva-se o direito de alterar datas, horários e locais das provas, desde que razões imperiosas o exijam. A divulgação das eventuais mudanças será feita, com a necessária antecedência, por jornais de grande circulação da cidade de São Paulo, pela Internet e nos murais dos campi.

INSCRIÇÕES (para todos os candidatos)

Os pedidos de inscrição via Secretarias e via Internet serão recebidos a partir das 9 horas do dia 21 de setembro até às 18 horas do dia 27 de novembro de 2015. Locais e horários: a) Secretaria do campus sede do Centro Universitário FEI em São Bernardo do Campo, de segunda a sexta-feira das 9h às 20h30; b) Secretaria do campus Liberdade - São Paulo do Centro Universitário FEI, de segunda a sexta-feira das 9h às 20h30; c) Secretarias dos Cursos Pré-Vestibulares; d) Através da internet no seguinte endereço: www.fei.edu.br. Informações poderão ser obtidas no campus sede do Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo - telefone: (0xx11)4353-2903 ramais: 2152/2153/2020/2028/2082 ou na secretaria do campus São Paulo – telefone: (0xx11)3274-5200 ramais: 5240/5241/5242/5213. Por ocasião das inscrições, os candidatos deverão optar entre as seguintes áreas: a) Engenharia/Ciência da Computação; b) Administração; dentro da respectiva área deverão optar entre os cursos de sua preferência, em ordem de prioridade.

DOCUMENTOS

Os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos para as inscrições realizadas nas secretarias: ficha de inscrição em formulário próprio encontrado nos locais de inscrição; recibo de depósito da taxa de inscrição, no valor de R$ 110,00 (cento e dez reais), a ser paga em qualquer agência bancária; cópia da cédula de identidade, acompanhada do documento original, que será devolvido, após imediata conferência; número de inscrição e o ano de realização do ENEM; para os candidatos interessados em que a referida nota seja aproveitada como forma de ingresso, o ano de realização do ENEM deverá ser 2014 ou 2015. O candidato portador de necessidades especiais deverá especificar, na ficha de inscrição, o tipo de deficiência de que é portador.

Para as inscrições realizadas via Internet serão necessários: a) preenchimento da ficha de inscrição no site: www.fei.edu.br; b) impressão do boleto para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 90,00 (noventa reais); c) pagamento da taxa de inscrição em qualquer agência bancária; d) impressão do comprovante de inscrição após 2 (dois) dias úteis da data do pagamento da taxa, quando a mesma já houver sido validada; e) número de inscrição e o ano de realização do ENEM; para os candidatos interessados em que a referida nota seja aproveitada como forma de ingresso, o ano de realização do ENEM deverá ser 2014 ou 2015. O candidato portador de necessidades especiais deverá especificar, na ficha de inscrição, o tipo de deficiência de que é portador e entrar em contato com a coordenação do Processo Seletivo (tel. 11 4353-2903) com antecedência mínima de 15 dias da data do exame.

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO (Provas do Processo Seletivo Institucional)

A classificação dos candidatos que optarem pela prova institucional obedecerá à ordem decrescente do número de pontos obtidos, de acordo com a seguinte ponderação:

Engenharia:

Exame 1 - Português (Redação nota de 0 a 10: peso 2; Gramática e Literatura 20 questões: peso 1); Matemática (20 questões: peso 2); Inglês (10 questões: peso 1).

Exame 2 - Física (20 questões: peso 2); Química (20 questões: peso 2); Biologia (10 questões: peso 1); História e Geografia (10 questões: peso 1).

Ciência da Computação:

Exame 1 - Português (Redação nota de 0 a 10: peso 3; Gramática e Literatura 20 questões: peso 1); Matemática (20 questões: peso 2,5); Inglês (10 questões: peso 2).

Exame 2 - Física (20 questões: peso 2); Química (20 questões: peso 0,5); Biologia (10 questões: peso 1); História e Geografia (10 questões: peso 1).

Administração:

Exame 1 - Português (Redação nota de 0 a 10: peso 2; Gramática e Literatura 20 questões: peso 2); Matemática (20 questões: peso 2); Inglês (10 questões: peso 1).

Exame 2 - Ciências (Física, Química e Biologia - 30 questões: peso 1); História (15 questões: peso 1,5); Geografia (15 questões: peso 1,5).

Para fins de classificação, o candidato deverá cumprir, simultaneamente, as seguintes exigências: comparecer aos dois exames; obter nota diferente de zero em cada uma das provas; obter um mínimo de 12 (doze) pontos na prova de Português, dos quais 5 (cinco) no mínimo devem ser obtidos na Redação; obter um mínimo de 38 (trinta e oito) pontos na totalidade das provas para os cursos de Engenharia e Ciência da Computação e um mínimo de 20 (vinte) pontos na totalidade das provas para os cursos de Administração. A nota final poderá incluir o resultado obtido pelo candidato no ENEM, segundo a fórmula (4V + 1E) dividido por 5, onde V é o número de pontos obtidos no processo seletivo e E é o número de pontos obtidos na prova do ENEM, normalizados. Se o candidato não tiver realizado a prova do ENEM, ou se a publicação do resultado da prova do ENEM não ocorrer até o término das inscrições, ou ainda se o valor da nota calculada pela fórmula acima for inferior ao valor de V, será contabilizado como nota do processo seletivo somente o valor de V. Para os cursos do Centro Universitário FEI, em caso de empate na média, prevalecerão para efeito de classificação, sucessivamente os pontos obtidos nas seguintes disciplinas:

Curso de Engenharia: Matemática, Física, Química e Português.
Curso de Ciência da Computação: Matemática, Português e Física.
Cursos de Administração: Português, Matemática, História e Geografia.
Não haverá revisão ou vista de provas.

Critérios de Classificação para os candidatos que optarem pelo resultado do ENEM

Para todos os cursos: a classificação dos candidatos que optarem pelo ENEM 2014 ou ENEM 2015 obedecerá à ordem decrescente do número de pontos obtidos, de acordo com a seguinte ponderação:

Pesos atribuídos a cada uma das provas do ENEM
Engenharias
Ciência da Computação
Administração
Linguagens Códigos e suas Tecnologias
0,3

0,4

0,5

Matemáticas e suas Tecnologias
0,4
0,5
0,4
Ciências Humanas e suas Tecnologias
0,1

0,1

0,45

Ciências da Natureza e suas Tecnologias
0,9
0,6
0,3
Redação
0,2
0,3
0,2

 

Será eliminado o candidato que:

  1. Faltar a qualquer prova ou obtiver nota igual a zero em qualquer prova.
  2. Obtiver NOTA FINAL (ponderada) menor que: 1.140 para Engenharia, 1.140 para Ciência da Computação e 1.110 para Administração.
  3. Obtiver, como média aritmética das notas das provas de Linguagens Códigos e suas Tecnologias e de Redação, valor menor do que 500.

Para os cursos do Centro Universitário FEI, em caso de empate na média, prevalecerão para efeito de classificação, sucessivamente os pontos obtidos nas seguintes provas:
Curso de Engenharia: Redação; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Curso de Ciência da Computação: Redação; Linguagens Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Cursos de Administração: Redação; Linguagens Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

MATRÍCULA

No ato da matrícula, os convocados deverão apresentar 1 cópia autenticada ou 1 cópia simples acompanhada do original dos seguintes documentos:

  1. Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  2. CPF (do candidato de um dos pais ou responsável se o candidato for menor de 18 anos);
  3. Cédula de Identidade: 2 cópias autenticadas;
  4. Certificado de Conclusão do Curso de Ensino Médio ou equivalente;
  5. Histórico Escolar completo do curso de Ensino Médio ou equivalente;
  6. Comprovante de residência: 1 cópia simples;
  7. 02 fotos 3x4 (recentes).

Candidato menor de 18 anos: além dos documentos do candidato, apresentar também 1 cópia do RG e CPF de um dos pais ou responsável, acompanhado do documento original.

Alunos que concluíram o ensino médio no exterior:

  1. 02 cópias autenticadas do Histórico Escolar original realizado no exterior que deverá ser traduzido por tradutor juramentado;
  2. Certificado de Equivalência de Estudos.

Não será permitida, em hipótese alguma, matrícula condicional. Os convocados para a matrícula que tiverem concluído cursos equivalentes ao Ensino Médio deverão apresentar prova de equivalência emitida pelo Conselho Estadual de Educação competente e expedida em data anterior à matrícula. Os candidatos que não comparecerem no prazo fixado para matrícula de sua chamada, perderão o direito à vaga.
A chamada para a matrícula obedecerá estritamente à classificação dos candidatos e será feita em 6 (seis) listas separadas de convocação:

  1. para o curso de Engenharia diurno;
  2. para o curso de Engenharia noturno;
  3. para o curso de Ciência da Computação noturno;
  4. para o curso de Administração noturno – campus São Bernardo do Campo;
  5. para o curso de Administração matutino – campus Liberdade;
  6. para o curso de Administração noturno – campus Liberdade.

De acordo com a classificação do candidato será atendida a 1ª opção feita por ocasião da inscrição. No curso em que não houver preenchimento de vagas com os candidatos que fizeram a 1ª opção, será contemplada a 2ª opção dos candidatos e assim sucessivamente. Os casos omissos serão analisados individualmente pela Comissão de Processo Seletivo.

Períodos para realização das matrículas:
  1. Para candidatos classificados que optarem pelo ENEM 2014: dia 03 de dezembro das 09h30 às 20h.
  2. Para candidatos classificados no processo seletivo institucional: dias 14; 15 e 16/12 em primeira chamada.
  3. Para candidatos classificados que optarem pelo ENEM 2015, a ser definido de acordo com a data de divulgação dos resultados. A data para realização da matrícula será divulgada oportunamente em nosso site (www.fei.edu.br).

O Centro Universitário FEI está vinculado ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior e ao Programa Universidade para Todos–PROUNI. O número de vagas do primeiro semestre de 2016 reservadas para os estudantes candidatos aos processos seletivos do PROUNI é estabelecido em conformidade com a lei vigente.

São Bernardo do Campo, 01 de outubro de 2015.

FÁBIO DO PRADO
Reitor do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana Padre Saboia de Medeiros