amb-interna 
660 
157 
Serviços 
/Style Library/fei/img/ambientacao/amb-img-servicos.jpg 
/Style Library/fei/img/ambientacao/bg-amb-azul.png 

Carregando conteúdo...


 Programa de Financiamento Estudantil - FIES 

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. O FIES foi criado em 1999 e a partir deste ano passa a funcionar com importantes mudanças que facilitaram ainda mais a contratação do financiamento por parte dos estudantes.

Podem solicitar o financiamento pelo FIES os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação não gratuitos que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e que seja oferecido por instituição de ensino superior participante do Programa.

O estudante somente poderá solicitar o financiamento para um único curso de graduação em que estiver regularmente matriculado. Não serão considerados regularmente matriculados os estudantes cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas durante o período de inscrição no FIES.

A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é responsável pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição, bem como pela validação das informações prestadas pelos estudantes quando dos aditamentos dos contratos.

Cada local de oferta de cursos da instituição de ensino deverá constituir uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA). A Comissão será composta por cinco membros, sendo dois representantes da instituição de ensino, dois representantes da entidade máxima de representação estudantil da instituição de ensino e um representante do corpo docente da instituição de ensino.

Os representantes da Comissão deverão integrar o corpo docente, discente e administrativo do local de oferta de cursos. Caso não exista entidade representativa dos estudantes no local de oferta de cursos, os representantes estudantis serão escolhidos pelo corpo discente da instituição.

É importante que se esclareça que a obtenção do financiamento não é automática pois o candidato deverá preencher os requisitos estabelecidos pelo MEC, dentre eles a disponibilidade de verba que a Instituição destina ao Programa e o limite de renda familiar.

Alunos que concluíram a inscrição do FIES, agende seu horário de entrevista a partir de 12 de julho, no portal do aluno.


Dúvidas Frequentes


O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

 

Quem pode solicitar o FIES?

Podem solicitar o financiamento os estudantes de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.

 

Quem NÃO pode solicitar o FIES?

É vedada a inscrição no FIES a estudante:

  1. Cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
  2. Que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES;
  3. Inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  4. Cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento);
  5. Cuja renda familiar mensal bruta seja superior a 20 (vinte) salários mínimos. (fonte: http://sisfiesportal.mec.gov.br).

É exigido o ENEM para o FIES?

Os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o FIES, deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010 ou ano posterior.

Estarão isentos da exigência do ENEM os professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Para tanto, será exigido, mediante apresentação à CPSA, o original de declaração ou documento equivalente, expedido, conforme o caso, pela Secretaria de Educação do Estado, do Distrito Federal, do Município ou por escola federal, comprovando a condição de professor do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino da educação básica, em efetivo exercício do magistério.

Os estudantes que por ocasião da inscrição ao FIES informarem data de conclusão do ensino médio anterior ao ano de 2010, deverão comprovar essa condição perante à CPSA, apresentando diploma, certificado ou documento equivalente de conclusão do ensino médio expedido pela instituição de ensino competente.

Qual é a taxa de juros do FIES?

A taxa efetiva de juros do FIES é de 3,4% ao ano para todos os cursos.

Como faço para me inscrever no FIES?

As inscrições são feitas exclusivamente pelo Sistema Informatizado doFIES (SisFIES – http://sisfiesportal.mec.gov.br). O estudante poderá fazer a inscrição em qualquer período do ano, de janeiro a junho, para o financiamento relativo ao 1º semestre, e de julho a dezembro, para o financiamento relativo ao 2º semestre do ano.

Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:

1º Passo: Inscrição no SisFIES

O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o SisFIES (http://sisfiesportal.mec.gov.br) e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o SisFIES e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

2º Passo: Validação das informações

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição.

3º Passo: Contratação do financiamento

Após a validação das informações, e de posse do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), o estudante deverá comparecer ao Agente Financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

A contratação do financiamento deverá ocorrer em agência bancária do Agente Financeiro credenciado pelo FIES, sediada no mesmo domicílio residencial ou acadêmico do estudante. Na hipótese da inexistência de agência bancária nesses domicílios, é permitida a contratação do financiamento em agência bancária sediada em localidade de livre escolha do estudante. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Atenção! Os prazos para validação da documentação na CPSA e para comparecimento na instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no SisFIES e da validação da inscrição na CPSA, respectivamente, e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados.

Qual o nome em que a faculdade está cadastrada no site do SisFIES?

Código 1887 - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros

Existe limite financeiro para a faculdade atender candidatos ao FIES?

Sim. A FEI atende um número limitado de candidatos ao financiamento, pois tem limite financeiro. Na medida em que os estudantes finalizam suas inscrições no SisFIES, a capacidade de atendimento a novos financiamentos vai-se reduzindo até esgotamento.

Quais os cursos que estão credenciados ao FIES?

Campus São Paulo

  1. 118497 – Administração (Bacharelado) - Matutino - 8 semestres
  2. 118497 – Administração (Bacharelado) - Noturno - 8 semestres

Campus São Bernardo do Campo

  1. 118496 – Administração (Bacharelado) - Noturno - 8 semestres
  2. 19799 – Ciência da Computação (bacharelado) - Noturno - 8 semestres
  3. 34981 – Engenharia Com Habilitação Em Engenharia Civil (Bacharelado) - Matutino - 10 Semestres.
  4. 118378 - Engenharia Com Habilitação Em Engenharia De Controle E Automação (Bacharelado) - Matutino – 10 Semestres.
  5. 118378 - Engenharia Com Habilitação Em Engenharia De Controle E Automação (Bacharelado) -Vespertino – 10 Semestres.
  6. 64057- Engenharia Com Habilitação Em Engenharia De Materiais (Bacharelado) -Matutino – 10 Semestres.
  7. 64112 - Engenharia Com Habilitação Em Engenharia De Produção (Bacharelado)- Noturno – 12 Semestres.
  8. 64112 - Engenharia Com Habilitação Em Engenharia De Produção (Bacharelado)- Matutino – 12* Semestres.
    *Observação: cursos de engenharia do período diurno são de 10 semestres. Ao concluir o curso, o contrato não será renovado.
  9. 34872 - Engenharia Com Habilitação Em Engenharia Química (Bacharelado)- Matutino– 10 Semestres.
  10. 26023 - Engenharia Elétrica Com Habilitação Em Eletrônica (Bacharelado) -Noturno – 12 Semestres.
  11. 26023 - Engenharia Elétrica Com Habilitação Em Eletrônica (Bacharelado)- Matutino – 12* Semestres.
    *Observação: cursos de engenharia do período diurno são de 10 semestres. Ao concluir o curso, o contrato não será renovado.
  12. 34449 - Engenharia Elétrica Com Habilitação Em Eletrônica / Computadores (Bacharelado)- Matutino – 10 Semestres.
  13. 32118 - Engenharia Elétrica Com Habilitação Em Telecomunicações (Bacharelado)- Noturno – 12 Semestres.
  14. 32118 - Engenharia Elétrica Com Habilitação Em Telecomunicações (Bacharelado) – 12* Semestres.
    *Observação: cursos de engenharia do período diurno são de 10 semestres. Ao concluir o curso, o contrato não será renovado.
  15. 22607 - Engenharia Mecânica Com Habilitação Em Engenharia Mecânica (Bacharelado)- Noturno – 12 Semestres.
  16. 22607 - Engenharia Mecânica Com Habilitação Em Engenharia Mecânica (Bacharelado) – 12* Semestres.
    *Observação: cursos de engenharia do período diurno são de 10 semestres. Ao concluir o curso, o contrato não será renovado.
  17. 26021 - Engenharia Mecânica Com Habilitação Em Mecânica Automobilística (Bacharelado) -Noturno – 12 Semestres.
  18. 26021 - Engenharia Mecânica Com Habilitação Em Mecânica Automobilística (Bacharelado) – 12* Semestres.
    *Observação: cursos de engenharia do período diurno são de 10 semestres. Ao concluir o curso, o contrato não será renovado.
Quais documentos devem ser apresentados pelo estudante à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA)?

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e validar as informações prestadas, por meio de entrevista e apresentação de documentos de comprovação das mesmas, conforme abaixo:

Apresentar originais e cópia simples dos seguintes documentos:

- Histórico escolar do ensino médio

Documentos de Identificação do candidato e dos membros de seu grupo familiar:

- Cédula de Identidade e CPF para maiores de 16 anos e certidão de nascimento para os membros menores de 16 anos.

Situação dos pais:

- Casados: Certidão de Casamento;
- União estável: declaração assinada por duas testemunhas, reconhecida em cartório;
- Separados: Separação judicial (trazer averbação na certidão de casamento, em caso de estar em processo, trazer cópia do processo);
- Separação de fato: trazer declaração assinada por duas testemunhas, com firma reconhecida em cartório;
- Pai e/ou mãe falecido: atestado de óbito.

Comprovante de residência de cada membro do grupo familiar, maiores de 18 anos.

- Caso algum familiar não possua comprovante de residência, é necessária uma declaração, com assinatura reconhecida em cartório, do responsável informando que ambos moram no mesmo local.

Carteira de Trabalho (CTPS), de todos os membros da família a partir dos 16 anos:

- Cópias da páginas: da foto, qualificação civil, último registro e a próxima página em branco, anotações gerais (última anotação e a próxima página em branco), para uso do INSS (no caso de aposentados) com fotocópia do carimbo do INSS relativo à aposentadoria.

Comprovantes de rendimentos de todos os membros da família:

     1. Assalariados:
          - Seis últimos comprovantes de rendimentos;
          - Extrato bancários dos últimos três meses.

     2. Trabalhador Informal, Trabalhador Eventual:
          - Declaração de próprio punho, com firma reconhecida, informando média salarial dos seis últimos meses;
          - Extratos bancários dos últimos três meses.

     3. Proprietário Individual ou Sócio Proprietário de Empresa:
          - Pró-labore ou uma declaração feita por contador inscrito no CRC, constando dados pessoais, tipo de atividade,           local, endereço, retirada mensal e guia de recolhimento do INSS compatível com a renda mensal;
          - Contrato Social, última alteração contratual;
          - IRPJ;
          - CNPJ ou CGC;
          - Extratos bancários dos últimos três meses.

     4. Empresas Inativas:
          - Extrato fiscal fornecido pela Receita Federal ou Declaração de Imposto de Renda Jurídica de Inatividade.

     5. Aposentados:
          - Extrato retirado da página: http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/hiscre/index.html
          - Extratos bancários dos últimos 3 meses.

     6. Estagiários:
          - Contrato do estágio indicando o valor recebido e o termo aditivo.

     7. Desempregados:
          - Declaração de próprio punho, com firma reconhecida, para maiores de 18 anos, declarando sua situação.

     8. Rendimentos de aluguel ou arrendamento de bens e imóveis:
          - Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos últimos           comprovantes de recebimentos.
          - Extratos bancários dos últimos três meses.

Demais informações consulte o portal do MEC: http://sisfiesportal.mec.gov.br/faq.html



Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA

Local de oferta de Curso: campus São Bernardo do Campo
Nome
E-mail
Representatividade
Rivana Basso Fabbri Marino
Presidente
Adriana Eloisa Mota
Vice-presidente
Armando Pereira Loretto Júnior
Docente
Beatriz Peragine Celiberto
Discente
Karen Fernandes da Silva
Discente

 

Nome
E-mail
Representatividade
Shirlei das Graças Oliveira Martins
Apoio técnico
Patricia Araujo Ferreira
Apoio técnico
Rochely Ferraz de Oliveira Pires
Apoio técnico
Gabriela Stachowski Zanola
Apoio técnico


Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA

Local de oferta de Curso: campus São Paulo
Nome
E-mail
Representatividade
Silvina Cecília de Almeida Mendes
Presidente
Melby Karina Zuniga Huertas
Vice-presidente
Roberto Carlos Bernardes
Docente
Annelise Widmer Cardoso
Discente
Fabiana Fuentealba
Discente

 

Nome
E-mail
Representatividade
Marli Eunice Zanatto
Apoio técnico
Noemia Murata
Apoio técnico


Para informações específicas e completas, acesse o portal http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.html