amb-interna 
660 
157 
Serviços 
/Style Library/fei/img/ambientacao/amb-img-servicos.jpg 
/Style Library/fei/img/ambientacao/bg-amb-azul.png 

Carregando conteúdo...


 Programa de Financiamento Estudantil - FIES 

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. O FIES foi criado em 1999 e a partir deste ano passa a funcionar com importantes mudanças que facilitaram ainda mais a contratação do financiamento por parte dos estudantes.

Podem solicitar o financiamento pelo FIES os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação não gratuitos que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e que seja oferecido por instituição de ensino superior participante do Programa.

O estudante somente poderá solicitar o financiamento para um único curso de graduação em que estiver regularmente matriculado. Não serão considerados regularmente matriculados os estudantes cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas durante o período de inscrição no FIES.

A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é responsável pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição, bem como pela validação das informações prestadas pelos estudantes quando dos aditamentos dos contratos.

Cada local de oferta de cursos da instituição de ensino deverá constituir uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA). A Comissão será composta por cinco membros, sendo dois representantes da instituição de ensino, dois representantes da entidade máxima de representação estudantil da instituição de ensino e um representante do corpo docente da instituição de ensino.

Os representantes da Comissão deverão integrar o corpo docente, discente e administrativo do local de oferta de cursos. Caso não exista entidade representativa dos estudantes no local de oferta de cursos, os representantes estudantis serão escolhidos pelo corpo discente da instituição.

É importante que se esclareça que a obtenção do financiamento não é automática pois o candidato deverá preencher os requisitos estabelecidos pelo MEC, dentre eles a disponibilidade de verba que a Instituição destina ao Programa e o limite de renda familiar.


Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA

Local de oferta de Curso: campus São Bernardo do Campo
Nome
E-mail
Representatividade
Rivana Basso Fabbri Marino
Presidente
Adriana Eloisa Mota
Vice-presidente
Armando Pereira Loretto Júnior
Docente
Beatriz Peragine Celiberto
Discente
Karen Fernandes da Silva
Discente

 

Nome
E-mail
Representatividade
Shirlei das Graças Oliveira Martins
Apoio técnico
Patricia Araujo Ferreira
Apoio técnico
Rochely Ferraz de Oliveira Pires
Apoio técnico
Gabriela Stachowski Zanola
Apoio técnico


Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA

Local de oferta de Curso: campus São Paulo
Nome
E-mail
Representatividade
Silvina Cecília de Almeida Mendes
Presidente
Melby Karina Zuniga Huertas
Vice-presidente
Roberto Carlos Bernardes
Docente
Annelise Widmer Cardoso
Discente
Fabiana Fuentealba
Discente

 

Nome
E-mail
Representatividade
Marli Eunice Zanatto
Apoio técnico
Noemia Murata
Apoio técnico


Para informações específicas e completas, acesse o portal http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.html