amb-interna 
660 
157 
Pesquisas e Projetos 
/Style Library/fei/img/ambientacao/bg-amb-azul.png 

Carregando conteúdo...


PACE - FEI 

O Centro Universitário FEI é uma, das duas universidades brasileiras, que participam deste programa global que tem como o objetivo principal colaborar com o desenvolvimento do setor automotivo, formando mão de obra qualificada e atualizada com as mais modernas tecnologias utilizadas.

Cada time é formando por várias universidades. No biênio 2015/2016 a FEI pertencia ao time 8 que envolveu as faculdades de ITESM-Toluca (México), Universidad Iberoamericana (México), College For Creative Studies (EUA), University of Puerto Rico Mayaguez (EUA).

Todos os times são responsáveis por projetar e construir um veiculo inovador, estudar seu custo, viabilidade e projeto de fabricação, ou seja, é tudo abordado como se o time 8 fosse uma empresa completa, com departamentos (equipes), espalhados pelo mundo.

Pode participar da equipe PACE-FEI, qualquer aluno da graduação de qualquer curso oferecido pela FEI (Engenharias, Ciência da computação e Administração). Temos como empresas parceiras do programa PACE: General Motors (GM), Autodesk, HP, Oracle e Siemens. Sem contar as empresas contribuintes, como por exemplo a Ansys, a MathWorks e a MSC Software, e os patrocinadores da equipe PACE-FEI.

História

Em 25 de setembro de a General Motors do Brasil (GM) e o Centro Universitário FEI firmaram a parceria que incluiu a FEI neste programa global chamado Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education (PACE). Essa parceria possibilitou a todos os alunos da FEI seis salas equipadas com 200 instalações de trabalho.

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI e também coordenador deste projeto, Roberto Bortolussi, deu inicio a formação da equipe PACE-FEI que vem atuando desde 2014.

A equipe PACE-FEI participou da sua primeira competição no biênio 2015/2016 e continua participando nas competições com diferentes temas. Vale lembrar que de dois em dois anos é proposto um novo tema e um novo time, possibilitando melhor interação entre todas as 58 universidades participantes.

A segunda participação da equipe na competição ocorre entre 2016/2018. Um novo desafio foi imposto pela organização,criar o PUMA (Personal Urban Mobility and Accessibility) consiste em um veículo individual que deve atender as necessidades do mercado alvo escolhido(a população da terceira idade em 2030), representando, assim, uma alternativa de deslocamento em grandes zonas urbanas.

Neste biênio de 2016/2018 a equipe PACE-FEI faz parte do time 5, o qual é composto por 7 universidades ao redor do mundo:

  1. Centro Universitário FEI – Brazil
  2. PSG College of Technology – Índia
  3. National Institute of Design – Índia
  4. M. S. Ramaiah University of Applied Sciences – Índia
  5. Korea University - South Korea
  6. Instituto Tecnológico Autónomo de México - México
  7. Technion Israel Institute of Technology – Israel

Patrocínio

Patrocinadores da Equipe PACE - FEI




Vierzig Engenharia, Consultoria e Projetos vierzig.com.br

 

Patrocinadores do PACE

 

Contribuintes do PACE