amb-interna 
660 
157 
Pesquisas e Projetos 
/Style Library/fei/img/ambientacao/amb_img_proj_feibaja.jpg 
/Style Library/fei/img/ambientacao/bg-amb-azul.png 

 FEI Baja  

Apresentação

A FEI foi uma das primeiras faculdades do país a ter uma equipe de baja para participar das competições nacionais e internacionais realizadas anualmente pela Society of Automotive Engineers (SAE).

As corridas de baja dão aos nossos universitários a oportunidade de participar de estudos e projetos automotivos. Voltadas para alunos de graduação e pós-graduação, são uma forma de estimular os estudantes e introduzir conhecimentos práticos sobre projeto, construção, montagem, manutenção de máquinas e aprendizado organizacional. O resultado desse trabalho é um veículo off-road chamado Baja SAE, onde os integrantes da equipe são os responsáveis pelo projeto. Todo esse aprendizado, possibilita que os membros da equipe saiam mais preparados para o mercado de trabalho, devido a aplicação prática do que é aprendido durante a graduação e o trabalho em equipe, como em qualquer empresa.

A equipe não possui restrição alguma referente a cursos de graduação para ingressar no projeto, de certa forma que cada graduação tem sua responsabilidade ( Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Matérias, Engenharia Elétrica, Engenharia de Automação, Administração, entre outros ).

Histórico

As competições de Baja foram criadas pela Society of Automotive Engineers (SAE) em 1976 e introduzidas em nosso País em 1995 pela SAE Brasil, filiada à SAE International.

A equipe FEI Baja é heptacampeã na competição SAE Brasil, nos anos de 2001, 2002, 2005, 2007, 2009, 2010 e 2011. As três melhores universidades classificadas na competição da SAE Brasil, ganham o direito de disputar o campeonato mundial, organizado pela SAE International e realizada nos E.U.A, a qual, a Equipe FEI Baja é tetracampeã.

O primeiro título foi conquistado em 2004 na SAE Midwest Mini Baja, em Wisconsin/EUA, entre 120 equipes de 10 países. No ano de 2007 a Equipe FEI Baja SAE conquistou seu Bicampeonato Mundial no Baja SAE Rochester World Challenge, disputado em Rochester, New York, EUA, com 126 equipes envolvendo 9 países. Em 2008, a equipe conquistou o título Baja SAE Montreal World Challenge, disputado em Montreal, Canadá, envolvendo 123 equipes de 6 países. E em 2014, a Equipe FEI Baja conquistou seu Tetracampeonato Mundial em Pittsburg, Kansas, EUA, com 120 equipes de 10 países diferentes.

Destaques
  1. Baja revela talentos da Engenharia ( clique e veja a matéria)

 Plano de patrocínio