amb-interna 
660 
157 
Pesquisas e Projetos 
/Style Library/fei/img/ambientacao/amb-img-pesquisaseprojetos.jpg 
/Style Library/fei/img/ambientacao/bg-amb-azul.png 

 Documentos 

 
Qualificações Exigidas dos Professores Orientadores

1. Ser professor da instituição.
2. Estar envolvido em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, em atividades relacionadas à elaboração de material didático ou em atividades sociais de extensão.

Qualificações Exigidas dos Alunos

1. Estar matriculado em curso de graduação em uma das unidades do Centro Universitário da FEI e ter concluído o primeiro período letivo do curso.
2. Ter bom desempenho acadêmico, principalmente nas disciplinas relevantes para a compreensão dos modelos e fenômenos com os quais estará envolvido.
3. Demonstrar interesse por atividades de pesquisa, atividades acadêmicas ou atividades sociais de extensão.
4. Ter disponibilidade de no mínimo 16 (dezesseis) horas semanais para dedicação ao programa.
5. Não ter pendência junto aos programas, como relatórios em atraso e/ou projetos não concluídos nos prazos estabelecidos.
6. Não desenvolver atividades acadêmicas remuneradas na Instituição, tais como monitoria, estágio ou mesmo outra atividade dos programas.
7. Não possuir débito relativo ao contrato de prestação de serviços educacionais.
8. Não ter dependências, ou ter apenas uma, em casos excepcionais.
9. Não ter pendências junto às unidades da Instituição.

Acompanhamento dos projetos

Ao assinar o termo de outorga de bolsa de estudos, o outorgado (aluno-orientado) se compromete a apresentar os resultados parciais e finais da pesquisa, sob a forma de exposições orais e/ou escritas, conforme exigências da Coordenação. O projeto é finalizado quando o relatório final é aprovado pela coordenação do programa. O relatório final deverá conter  todo o desenvolvimento inicialmente previsto, os resultados obtidos e as conclusões do trabalho. 

Procedimentos para a Inscrição

A partir de 2011, a inscrição no Programa deve ser realizada pelo próprio orientador através do sistema PIPEX ONLINE, acessando o link http://pipex.fei.edu.br.

Procedimentos PIPEX ONLINE
Modelo para Projeto de Pesquisa - Inicial
Modelo para Relatório Parcial / Final
Manual para Apresentação Formal de Trabalhos Acadêmicos

Procedimentos para prorrogação de projetos

Em casos excepcionais, o prazo de conclusão de projetos dos programas PBIC, PRO-BID e PRO-BASE poderá ser prorrogado por até 03 (três) meses. A solicitação de prorrogação deverá ser encaminhada para apreciação do Coordenador do programa específico, pelo orientador do projeto e por escrito, de acordo com modelo anexo.

Avaliação de projetos e relatórios

A seguir são apresentados os formulários de avaliação de projeto inicial, de avaliação de relatório parcial de projeto e de avaliação de relatório final de projeto. Alunos e orientadores podem utilizá-los como parâmetro durante a elaboração dos documentos.