18/08/2017

FEI Desenvolve Programa de Inovação e Acelera a Preparação de Jovens para as Tendências do Futuro

Professores se preparam para a nova cultura de inovação desenvolvida e implantada na FEI

O Congresso de Inovação e Megatendências 2050, realizado em 2016, com mais de dois mil participantes, entre eles, renomados líderes dos ambientes acadêmico, político e empresarial, marcou o lançamento de um importante projeto que tem como finalidade proporcionar uma verdadeira transformação organizacional e cultural da Instituição - no sentido de atingir níveis mais elevados de qualidade em sua missão de educar, gerar e difundir conhecimento, por meio do fomento da criatividade, geração de ideias e protagonismo dos alunos - a Plataforma de Inovação FEI.

Os passos seguintes desse projeto foram dados no início deste ano e, recentemente, entre os dias 01 e 04 de agosto, com o aperfeiçoamento de gestores e de todo corpo docente do Centro Universitário na ‘Cultura de Inovação e o Processo Criativo’, ministrado no campus de São Bernardo do Campo.

O Treinamento, segundo o reitor do Centro Universitário FEI, Prof. Dr. Fábio do Prado, tem como objetivo aperfeiçoar os docentes para a criação de visões de futuro e para práticas pedagógicas inovadoras com foco nas soluções de problemas mal estruturados atrelados a grandes temas complexos das próximas décadas, que exigem uma abordagem criativa, articulada e integrada às demandas da sociedade, de indústrias e de serviços de alta intensidade tecnológica. “Essa capacitação teve início em janeiro deste ano, com 42 docentes e colaboradores, estrategicamente selecionados por sua função e formação, de onde extraímos os tutores que foram responsáveis pela replicação do treinamento para todos os demais docentes e colaboradores da Instituição nessa segunda etapa que acabou de ser concluída”, explicou o reitor.

“O nosso objetivo com este treinamento é ajudar na conceituação, formulação e execução deste maravilhoso projeto, que fará uma enorme diferença na educação, pois iremos formar na FEI profissionais para serem os solucionadores dos grandes temas do futuro”, ressaltou Ingo Plöger, idealizador do treinamento e um dos conselheiros da FEI.

O Projeto de Inovação FEI, entre os seus objetivos, irá explorar questões sobre as megatendências do futuro, seus cenários, e as soluções que indivíduos e sociedades esperam apresentar para o enfrentamento destas. “Tecnologias, processos e gestão andam de mãos dadas em espaços cada vez mais articulados, multidisciplinares e universais. A pesquisa e o desenvolvimento buscam orientação de aplicação e as soluções requerem cada vez mais transformações criativas, e é neste contexto que a FEI se lança a uma proposta de inovação, que integrará os elementos didático-metodológicos de seus currículos, com a pesquisa científica e tecnológica, práticas em seus laboratórios, projetos de cooperação com instituições e empresas, ancorada numa visão de futuro e condizente com as tendências mundiais”, explica o reitor, Prof. Fábio do Prado.

Gustavo Donato, professor do Departamento de Engenharia Mecânica, foi convidado a assumir juntamente com a reitoria da FEI a coordenação da nova Plataforma de Inovação da Instituição. Segundo o professor Gustavo, “a institucionalização da Plataforma de Inovação FEI como projeto estruturante para o futuro demonstra como a Instituição está atenta às grandes problemáticas das próximas décadas e tem se posicionando proativamente no sentido de se reinventar continuamente, desenvolver profissionais diferenciados e disponibilizar soluções disruptivas que farão frente a esta emergente e desafiadora realidade”. O professor destaca ainda a importância do envolvimento do corpo docente, do corpo técnico-administrativo e dos discentes no desenvolvimento desta cultura inovadora, bem como de sua curricularização e operação.

O professor Flávio Tonidandel – coordenado do curso de Ciência da Computação – e um dos tutores do treinamento, apoia a nova visão da FEI, de uma Instituição focada na inovação; e acredita que mesmo que seja difícil no início, a proposta em criar esta cultura de inovação na FEI será atingida rapidamente. “Tenho certeza que em alguns anos iremos colher os frutos deste nosso esforço atual. Minha expectativa é muito grande e estou muito entusiasmado. Tudo que aprendemos e sentimos no curso fortalece nosso engajamento ao projeto da FEI e nos motiva a criar novas ideias”, comentou.

Avalie esta notícia: (16 avaliações)