22/03/2017

FEI da Início ao Processo de Instituição Inovadora

Professores da FEI se preparam para implantação da nova cultura de inovação no ensino superior da Instituição.

Os primeiros passos do Projeto Plataforma de Inovação FEI, que tem como finalidade proporcionar uma verdadeira transformação organizacional e cultural da Instituição - no sentido de atingir níveis mais elevados de qualidade em sua missão de educar, gerar e difundir conhecimento - foram dados nos meses de janeiro e fevereiro, com gestores, corpo docente e administrativo do Centro Universitário que participaram da primeira etapa de um treinamento sobre ‘Cultura de Inovação e o processo criativo’, ministrado pelo Sr. Ingo Plöger, presidente da IP Desenvolvimento Empresarial e Institucional Ltda. e membro do conselho de curadores da fundação mantenedora da FEI.

O Treinamento, inicialmente, tem como objetivo capacitar os docentes em relação às práticas pedagógicas para inovação com foco nas soluções de problemas mal estruturados e grandes temas sociais complexos, que exigem uma abordagem criativa, articulada e integrada às demandas de indústrias e de serviços de alta intensidade tecnológica. “A partir da capacitação inicial desses 42 docentes e colaboradores, estrategicamente selecionados por sua função e formação, iremos criar um grupo gestor para o acompanhamento e a implantação do projeto, bem como extrair deste grupo, os tutores, que treinados, serão responsáveis pela replicação do treinamento para todos os demais docentes e colaboradores da Instituição”, explicou o reitor do Centro Universitário FEI, Prof. Dr. Fábio do Prado.

“O nosso objetivo com este treinamento é ajudar na conceituação, formulação e execução deste maravilhoso projeto, que fará uma enorme diferença na educação, pois iremos formar na FEI profissionais para serem os solucionadores dos grandes temas do futuro”, ressaltou Ingo Plöger, idealizador do treinamento.

O Projeto de Inovação FEI, entre os seus objetivos e dimensões irá explorar questões sobre as grandes megatendências do futuro, seus cenários, e as soluções que indivíduos e sociedades esperam apresentar para o enfrentamento destas. “Tecnologias, processos e gestão andam de mãos dadas em espaços cada vez mais articulados, multidisciplinares e universais. A pesquisa e o desenvolvimento buscam orientação de aplicação e as soluções requerem cada vez mais transformações criativas, e é neste contexto que a FEI se lança a uma proposta de inovação, integrando os elementos didático-metodológicos de seus currículos, com a pesquisa científica e tecnológica, com as práticas em seus laboratórios, com os seus projetos de cooperação com instituições e empresas, ancoradas numa visão de futuro e condizentes com as tendências mundiais”, explica o reitor, Prof. Fábio do Prado.

O professor Flávio Tonidandel – coordenador do curso de Ciência da Computação – e um dos participantes da primeira turma do treinamento, apoia a nova visão da FEI, de uma Instituição focada na inovação; e acredita que mesmo que seja difícil no início, a proposta em criar esta cultura de inovação na FEI será atingida rapidamente. “Tenho certeza que em alguns anos iremos colher os frutos deste nosso esforço atual. Minha expectativa é muito grande e estou muito entusiasmado. Tudo que aprendi e senti no curso fortalece meu engajamento ao projeto da Instituição”, comentou.

Avalie esta notícia: (7 avaliações)