amb-interna 
660 
157 
A FEI 
/Style%20Library/fei/img/ambientacao/amb_img_afei.jpg 
/Style Library/fei/img/ambientacao/bg-amb-azul.png 

Departamento de Matemática 


O Departamento de Matemática do Centro Universitário da FEI tem sua origem principal no Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia Industrial que existiu até o ano de 2002, quando houve a criação do Centro Universitário, com a reunião das faculdades de Engenharia, Administração e Ciência da Computação. A partir de então os professores e as disciplinas dessas faculdades foram reagrupados para compor o Departamento de Matemática com a atual configuração.

Esse Departamento oferece disciplinas em todos os cursos (Administração, Ciência da Computação e Engenharia), concentradas principalmente nos quatro primeiros semestres.

Os objetivos gerais dos respectivos conjuntos de disciplinas são voltados ao desenvolvimento das capacidades e habilidades para o tratamento matemático inerente aos trabalhos dos profissionais da Administração, Ciência da Computação e Engenharia. Esses objetivos visam contemplar aspectos conceituais da matemática e também suas aplicações.

O quadro a seguir relaciona, de forma resumida, os grupos de disciplinas com as práticas vinculadas às várias capacidades e habilidades mais específicas.

Grupo 1: Cálculo Diferencial e Integral, Matemática

Grupo 2: Cálculo Vetorial e Geometria Analítica, Álgebra Linear, Álgebra

Grupo 3: Cálculo Numérico

Grupo 4: Estatística, Estatística Básica

 
Grupo
1
Grupo
2
Grupo
3
Grupo
4
Argumentação e Organização Lógica
X
X
X
X
Linguagem Algébrica e Geométrica
X
X
X
X
Raciocínio Analítico
X
X
X
X
Elaboração e Aplicação de Métodos Numéricos    
X
 
Modelagem Matemática
X
X
X
X
Visão Espacial
X
X
X
 
Vivência em Ambiente Computacional
X
 
X
 
Abordagem de Conceitos Básicos
X
X
X
X

Os professores são, na quase totalidade, titulados (mestres ou doutores) e todos possuem sólida bagagem nas atividades de ensino. Alguns atuam em trabalhos de investigação e pesquisa tanto em áreas da matemática (Matemática, Matemática Aplicada, História da Matemática e Educação Matemática) como em outras áreas correlatas (Engenharia, Física e Computação) fornecendo ao departamento uma atuação integrada às necessidades dos distintos cursos oferecidos.

O Departamento incentiva o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica e Iniciação Didática tanto em Matemática como em áreas correlatas, em projetos onde as necessidades de conhecimentos diferenciados em Matemática se destacam. Tais projetos são desenvolvidos com a participação de alunos dos diversos cursos.