amb-interna 
660 
157 
A FEI 
/Style%20Library/fei/img/ambientacao/amb_img_afei.jpg 
/Style%20Library/fei/img/ambientacao/bg-amb-azul.png 

Departamento de Física 


O Departamento de Física do Centro Universitário da FEI foi criado em 1968 para responder pelas disciplinas de Física oferecidas aos cursos de Engenharia da antiga Faculdade de Engenharia Industrial (ver histórico  no Moodle). Em 2002, com a criação do Centro Universitário da FEI, passou a responder também pelas disciplinas de Física do curso de Ciência da Computação.

Estão sob sua responsabilidade três disciplinas comuns a todos os cursos de Engenharia (Física I, II e III) e duas disciplinas do curso de Ciência da Computação. Além disso, oferece outras seis disciplinas específicas para os diversos cursos de Engenharia (três disciplinas de Mecânica e três de Física Moderna). Dispõe de laboratórios para as disciplinas de Física I, II e III, além de um laboratório de Física Moderna, todos instalados no 1° andar do prédio D.

O corpo docente é composto majoritariamente por professores titulados (cerca de 60% de doutores, 30% de mestres e 10% de especialistas.

Além ministrarem as diversas disciplinas do Departamento, vários docentes orientam projetos de iniciação científica e desenvolvem seus trabalhos de pesquisa nas seguintes áreas: Geofísica espacial (descargas atmosféricas), Física da Matéria Condensada (propriedades magnéticas e de transporte), Física Nuclear (radiação natural e dispositivos irradiados) e Teoria de Campos. A linha de pesquisa principal do Departamento de Física envolve a área de Física da Matéria Condensada, em especial a produção e análise de filmes finos de interesse tecnológico.

Para saber mais, visite o Guia da Física no ambiente Moodle do Campus Virtual da FEI.