amb-interna 
660 
157 
A FEI 
/Style%20Library/fei/img/ambientacao/amb_img_afei.jpg 
/Style Library/fei/img/ambientacao/bg-amb-azul.png 

Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas 

 


A educação dos jovens é o maior desafio para qualquer sociedade, pois é através desta atividade que ela se reconstrói. Com efeito, a educação é o fator que permite ao jovem se apropriar da tradição cultural que o antecede, avaliando-a e renovando-a. Mais do que apenas transmitir informações acerca dos conhecimentos técnicos ou científicos acumulados pelas gerações anteriores, a verdadeira educação não pode fugir ao desafio de transmitir valores e critérios de juízo e ação; somente assim será possível favorecer o desenvolvimento do estudante rumo à plenitude de sua realização humana, social e profissional.

Entretanto, hoje o ensino universitário está predominantemente voltado para atender apenas às exigências do mercado de trabalho. E, infelizmente, isso se faz em detrimento de outras dimensões – éticas, estéticas, religiosas e, de maneira geral, culturais –, que costumam ser relegadas para um segundo plano ou ser, na prática, completamente desconsideradas.

Neste contexto, o Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas tem como missão precípua favorecer o desenvolvimento global do estudante, de modo que o processo educativo possa também estimular o florescimento de sujeitos capazes de compreender criticamente o mundo contemporâneo e contribuir ativamente para a promoção do bem comum em sua área de atuação profissional.

As disciplinas oferecidas pelo Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas nos diversos cursos do Centro Universitário (Engenharias, Administração e Ciência da Computação) têm como objetivo, portanto:

  1. complementar a formação acadêmica do estudante, desenvolvendo habilidades e conhecimentos úteis para sua futura vivência profissional (através de disciplinas como Sociologia, Ecologia, Psicologia, Comunicação e Expressão e Direito, por exemplo);
  2. promover uma sólida formação humanística que enriqueça a capacidade de reflexão do aluno, tornando-o mais consciente das dimensões constitutivas de sua pessoa e, portanto, mais capaz de contribuir para o desenvolvimento humano e social do país (papel de disciplinas como Filosofia, Ensino Social Cristão e Ética).

Tais objetivos nortearam os ideais do sacerdote jesuíta Roberto Saboia de Medeiros, fundador da FEI, e foram acolhidos pelas diretrizes institucionais deste Centro Universitário desde sua fundação, há mais de 60 anos. Em suma, pode-se dizer que o Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas busca oferecer contribuição qualificada para que o Centro Universitário atinja seus objetivos, tal como são expressos no PPI (Plano Pedagógico Institucional), onde se lê:

“Paralelamente à excelência acadêmica, a instituição busca priorizar a formação integral do ser humano, fortalecendo o ensino de humanismo, ética e cidadania, em detrimento do ‘homem unidirecional’ e da ‘razão puramente instrumental’ acentuados por este mundo de alta tecnologia cada vez mais emergente” (PPI, 2.1.: “Identidade e valores institucionais”)

Coordenador

Profª Drª
Carla Andrea Soares de Araújo

cansoar@fei.edu.br Minicurrículo

Pesquisas Relacionadas