Graduação 

Engenharia de Automação e Controle 

banner_cursos_automacao 
660 
245 
Engenharia de Automação e Controle 
/Style%20Library/fei/img/ambientacao/amb_img_engAutomacao.jpg 
/Style Library/fei/img/ambientacao/bg-amb-azul.png 

Carregando conteúdo...



 

Apresentação

Recursos de robótica, inteligência artificial e comunicação digital transformam hoje o mundo da indústria e do lazer. Os avanços recentes da computação e da eletrônica propiciaram o desenvolvimento de novas tecnologias para automação e controle que seriam impensáveis há poucos anos. O curso de Engenharia de Automação e Controle da FEI oferece todas as disciplinas das áreas de mecânica, eletrônica, computação e produção necessárias a uma formação sólida para atuação competente no setor produtivo e aprofundamento futuro em programas de mestrado e doutorado.

Assim como nas melhores universidades do mundo, essa formação completa oferecida pela FEI é construída a partir da excelência no ensino e pesquisas das áreas mais convencionais da engenharia.

Mercado de Trabalho

O Estado de São Paulo caracteriza-se historicamente por abrigar indústrias de grande porte e, como consequência, toda a cadeia produtiva relacionada a essas indústrias, envolvendo médias e pequenas empresas de praticamente todos os setores de atividade. A demanda de mão de obra na região é, portanto, muito influenciada pelas taxas de expansão ou de redução de atividade do setor industrial. No caso das ocupações técnicas e tecnológicas, como as atividades de engenharia, há influência direta do nível de atuação da indústria de transformação no balanço do mercado de trabalho. Nos últimos cinco anos, essa parcela do setor industrial tem apresentado crescimento consistente, superando inclusive o crescimento do produto interno bruto do País e é prevista a continuidade desse processo de expansão. Em decorrência disso, nota-se um crescimento na oferta de trabalho para engenheiros. Tal oferta abrange as modalidades de engenharia mais ligadas à ampliação dos meios de produção, principalmente no que se refere à modernização desses processos, matéria da Engenharia de Automação. É de se esperar, diante desse novo quadro, que o egresso do curso venha a ocupar posições nas áreas de:

  1. Projeto de máquinas e equipamentos industriais de alta tecnologia.
  1. Projeto e aplicação de sistemas mecatrônicos.
  1. Projeto de sistemas automotivos (controle de motores, freios-ABS e suspensão ativa).
  1. Projeto e desenvolvimento de robôs para aplicações domésticas e industriais.
  1. Coordenação da automação de processos industriais.
  1. Gestão industrial.
     

  Avaliação Guia do Estudante 2016

Coordenador
do Curso

Renato Camargo Giacomini

renato@fei.edu.br Minicurrículo
Mais informações sobre o curso

Instalações
do Curso

Crédito Educativo

Reconhecido pelo MEC

Decreto nº 72012 29/03/1973


Veja como o curso foi avaliado

* No folheto de divulgação do Vestibular FEI 2º Semestre de 2014 onde se lê o tempo de duração dos cursos de engenharia, diurno - dez meses, o correto é diurno - dez semestres.