Pós-graduação | Doutorado 

Doutorado em Engenharia Elétrica 

amb-interna 
660 
164 
 
/Style Library/fei/img/ambientacao/amb_img_engEletrica1.jpg 
/Style Library/fei/img/ambientacao/bg-amb-bordo.jpg 

Carregando conteúdo...



    Apresentação 

    A região do Grande ABC do Estado de São Paulo consiste em uma das regiões mais industrializadas do país, com presença forte da indústria automobilística e de suas fornecedoras, indústrias do ramo eletro-eletrônico, entre outras atividades. Há uma demanda crescente das indústrias da região e nacionalmente por recursos humanos de alto nível capazes de promover e desenvolver pesquisa aplicada em Engenharia, especialmente em Microeletrônica e Tecnologia da Informação.

    O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Elétrica da FEI tem como objetivo formar docentes e pesquisadores, nos níveis de Mestrado e Doutorado, com conhecimento científico nas seguintes áreas de concentração: Dispositivos Eletrônicos Integrados, Inteligência Artificial Aplicada à Automação e Processamento de Sinais. Mais especificamente, o programa visa:

    1. Promover e desenvolver a pesquisa aplicada em Microeletrônica, Automação e Processamento de Sinais, incentivando produções intelectuais e tecnológicas e a disseminação dessas produções em periódicos e congressos nacionais/internacionais de relevância científica para a área de Engenharia Elétrica;
    2. Constituir grupos de pesquisas e desenvolvimento de alto nível científico, capazes de propor soluções inovadoras para problemas encontrados na indústria e na academia relacionados, por exemplo, com projeto de circuitos dedicados (digitais e analógicos), caracterização elétrica de dispositivos eletrônicos, automação de processos industriais, robotização, sistemas inteligentes, reconhecimento de padrões e processamento digital de sinais;
    3. Capacitar recursos humanos para a docência em Microeletrônica, Inteligência Artificial, Robótica e Processamento de Sinais, melhorando a qualidade do ensino superior nessas áreas de interesse, principalmente na região do Grande ABC.

    Os cursos de Mestrado e Doutorado são projetados tanto para alunos em tempo integral (com possibilidade de bolsas CAPES, CNPq, FAPESP e Institucional), como para profissionais que atuam no mercado de trabalho, com disciplinas em período noturno.

    Espera-se do profissional a ser formado características de pesquisa e desenvolvimento não somente para disseminação e atualização de conhecimento científico nas universidades, como docente, mas também para evolução desse conhecimento em universidades, institutos de pesquisa e empresas, como pesquisador, com capacidade de conceber, participar e interagir com processos de inovação tecnológica nas áreas de concentração do programa.

    Descrição do Programa

    Nível Doutorado
    (aprovado pela CAPES - ofício nº010-06/2012/CTC/CAAIII/CGAA/DAV/CAPES)

    Estrutura do Curso 

    O Curso de Doutorado demandará um total de 44 unidades de créditos em disciplinas e atividades programadas, compreendendo:

    1. 4 disciplinas (16 créditos), preferencialmente cursadas no primeiro, segundo e terceiro quadrimestres acadêmicos;
    2. 4 unidades de crédito atribuídas à apresentação e aprovação do Exame de Qualificação pela Banca Examinadora;
    3. 24 unidades de crédito atribuídas à Defesa Pública e aprovação pela Banca Examinadora da Tese de Doutorado, totalizando os 44 créditos mínimos requeridos.

    Duração do Curso 

    O curso não poderá ser concluído em período inferior a 24 (vinte e quatro) e superior a 60 (sessenta) meses.

    Definição do Orientador 

    O aluno ingressante no Programa de Doutorado deverá imediatamente definir seu professor orientador, formalizando o pedido de orientação junto à Secretaria de Pós-Graduação, acompanhado da anuência do orientador e a devida aprovação do Coordenador de Programa.

    Horário 

    As aulas serão ministradas duas vezes por semana no horário noturno, tendo início às 18:30 e terminando às 22:10.

Clique aqui!
Clique aqui!
Clique aqui!

Secretaria

Campus São Bernardo do Campo
Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972
CEP 09850-901
São Bernardo do Campo - SP

Fone: +55 (11) 4353-2910

Horário de atendimento da Secretaria:
De 2ª feira a 6ª feira - das 08h15 às 21h45

E-mail: ppge@fei.edu.br